07 julho, 2016

VILARINHO, Manuel Leal - O QUE VI, OUVI E APRENDI NUMA VISITA RELÂMPAGO AO BRASIL. Lisboa, Academia de Marinha, 2006. In-4.º (24,5cm) de [4], 33, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Impressões de viagem do Contra-Almirante Manuel Leal Vilarinho na sua visita a Terras de Vera Cruz.
Ilustrada com a reprodução de 11 fotografias a p.b. e um mapa do território brasileiro.
"A Marinha fez-me conhecer o mundo, mas nunca fora ao Brasil. Há muito que desejava fazê-lo, pois achava que era indispensável para a cultura dum português. [...]
Planeei a viagem de forma a visitar Salvador, Ouro Preto e é claro, o Rio de Janeiro. Depois decidi-me a escrever o relato da viagem, em que dei preferência aos pontos que esperava ver a influencia portuguesa mais antiga.
Detesto aqueles que estão uns dias num país e vêm descrevê-lo, como se lá tivessem vivido sempre. Por isso só descrevi o que observei."
(excerto da introdução)
Matérias:
I - Salvador da Baía. II - Evolução do Brasil desde a descoberta à tomada de consciência de ser uma nação e dos seus limites geográficos: 1) As Incursões Holandesas; 2) Consequências do Domínio Espanhol - (1580-1640). III - A excursão a Minas Gerais. IV - Breve sísntese dos acontecimentos passados em Portugal e no Brasil que influenciaram este país do século XVIII até à chegada de D. Pedro. V - Rio de Janeiro. VI - Balanço da viagem.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário