03 julho, 2016

PORTELA, Severo - NOVELAS DE PORTUGAL. Lisboa, Casa Ventura Abrantes, Livraria Editora, 1933. In-8.º (19cm) de 161, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de curtas novelas, algumas delas de cariz histórico.
Por uma das derradeiras manhãs de Agosto António Orfão, servo provecto do solar de Pensalves vai em direitura de Pedras a depositar a correspondência do amo. Païsagem dos pincaros de Trás-os-Montes sob a quadra, o milhão doido por deitar bandeira, castanheiros e pinheiros enseivados de novo, donairosa a cêpa, o Támega acolá e alhures rareante das nascentes. Sôbre a abrupteza gigantêa dos espinhaços a descondensar moroso das ferruginosas nevôas. Abordado ao lodão, porquanto a canela esquerda acicatada de gôta está a requerer as caldas de Chaves, o feitor vélho claudica seu tudo-nadita. Súbito na giba da verêda, antes ainda de Rebordochão escuta quem quer que seja a desferir gemidos. De orêlha guicha perscruta os ventos:
- Acaso alguém a passar-se desta para melhor..."
(excerto de O fantasma da Serra da Padrela)
Novelas:
- O atentado. - Irmã hospitaleira. - A andorinha e o morcego. - Os três cegos. - O condado do Porto. - Uma carta de Sorôr Mariana. - O anel. - A moral de um cínico. - O milagre de Frei Bartolomeu. - A sua cachorrinha Lulu. - Sorôr Laura do Menino Deus. - Os carmelitas descalços do Buçaco. - O homem que fazia navios. - O fantasma da Serra da Padrela. - Rascunho de um conto de Natal. - O incendio.
Severo Portela (1875-1945). Natural de Cedofeita, Porto. Professor e escritor. Pai de Artur Portela (jornalista e escritor) e Severo Portela Júnior (pintor de mérito). Apesar da sua obra ser em grande parte desconhecida do público, publicou cerca de uma vintena de títulos, que vão desde estudos anterianos, romances e novelas, a uma monografia sobre a sua cidade natal - o Porto.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário