03 agosto, 2015

VILHENA, J. - A GRANDE GAITA. Compilação noticiosa, científica, literária e artística. Profusamente ilustrada & indecentemente plagiada de jornais diários, hebdomadários, revistas, loletins, pasquins, diários das sessões, folhas de couve e outras publicações nacionais e estrangeiras de todas as tendências ideológicas, políticas, religiosas e morais. Tomo I. [S.l.], [s.n. - imp. nas Oficinas Gráficas de Imprimarte, S. A. R. L., Queluz de Baixo], 1973. In-fólio (30 cm) de 158, [2] p. ; todo il. ; B.
1.ª edição.
Edição original de A Grande Gaita, revista humorística. Muito ilustrada com desenhos e reproduções de gravuras de diversas proveniências.
Índice- O casal Burton. - O enforcamento de Sassoeiros. - O tirano de Alcabideche. - O Bolshoi de Moscovo. - Ana of England. - Um drama no nordeste transmontano. - Honra ao mérito. - Paraíso sem Adão. - Será a guerra tão má como a pintam? - Um drama no mar. - A agitação social na Suécia. - O problema da habitação. - O Basófias. - O regresso do Pachá. - A Gata Borralheira.
José Vilhena (n. 1927). "Nasceu a 7 de Julho de 1927, em Figueira de Castelo Rodrigo, filho de um pequeno proprietário agrícola e de uma professora primária. Passou a infância na aldeia de Freixedas, perto da Guarda. Aos dez anos, foi para Lisboa estudar. Depois da tropa, foi para a Escola de Belas Artes, no Porto, e cursou arquitectura. Porém, tinha começado a fazer desenhos para jornais e abandona o curso a meio. “Diário de Lisboa”, “Cara Alegre” e “O Mundo Ri” são algumas das publicações onde trabalha nos anos 50. Na década seguinte, desenvolve a actividade de escritor satírico.
Os seus livros são apreendidos pela PIDE e é preso por três ocasiões. Até ao 25 de Abril de 1974, escreve cerca de 70 livros. Nesse ano, sai o primeiro número da sua revista, “Gaiola Aberta”. Volta à carga com “O Fala Barato”. “O Cavaco” seria a publicação seguinte, mas a experiência acabou quando Cavaco Silva saiu de São Bento, em 1994. O seu projecto mais recente é “O Moralista”, onde adopta métodos de comunicação mais modernos. Independentemente das críticas ao seu trabalho, Vilhena é hoje considerado um dos maiores ilustradores, caricaturistas e humoristas da Nação."
(Fonte: www.cmjornal.xl.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário