05 agosto, 2015

AS MULHERES E OS HOMENS JULGADOS PELOS MALDIZENTES : colecção de pensamentos, proverbios, conceitos e anecdotas concernentes ás qualidades e defeitos dos dois sexos. Lisboa, Livraria de A. M. Pereira, 1870. I-8º (15cm) de 175, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Engraçada e curiosa colecção de apreciações maldicentes sob o sexo masculino e feminino. São mais de 400 "apreciações" de diversas proveniências, e de conhecidas personalidades nacionais e estrangeiras, mais ou menos contemporâneas.
Contém uma lista onomástica, por sexo, - Qualidades das mulheres / Qualidades dos homens - em verso, onde com muita graça, os nomes próprios utilizados na época da publicação do livro, são devidamente "classificados".
"As mulheres, segundo uma conta que os medicos fazem (terriveis calculadores do escriptorio da morte e seus mimosos guarda-livros) além das doenças que são communs a ambos os sexos, tem um legado proprio e particular que lhes deixára a natureza de 286 especies de doenças; e quiz a Natureza que as mulheres possuissem este legado in solidum com toda a propriedade e usofructo, o que lhes faça muito bom proveito! eis aqui por que de continuo as vemos tristes, frouxas, e não ha um dia em que não as oiçamos queixar e ganir.. Quero accrescentar este veridico rol com mais duas doenças: a primeiro é mal de marido que vem a ser aquelle indomavel furor com que as mulheres querem cazar por força; esta molestia manifesta-se por uma inquietação espantosa de janella, de theatro, de quinta, de banhos do mar, de assembléas e romarias..." (P.e J. Agostinho de Macedo)
(excerto de As mulheres julgadas pelos Maldizentes)
""A rasão por que os homens não restituem de ordinario os livros emprestados, é por ser mais facil reter os livros, do que o contheudo n'elles" (Rufo)
(excerto de Os homens julgados pelos Madizentes)
Matérias:
Primeira parte: - As mulheres julgadas pelos Maldizentes. - Qualidades das mulheres.
Segunda parte: - Os homens julgados pelos Maldizentes. - Qualidades dos homens.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Raro.
Sem registo bibliográfico de qualquer espécie, incluindo a BNP (Biblioteca Nacional).
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário