08 agosto, 2015

SAMPAIO, Albino Forjaz de - JORNAL DE UM REBELDE. 2.º milhar. Lisboa, Editôres - Santos & Vieira : Empresa Literária Fluminense, 1919. In-8º (19cm) de 239, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Conjunto de crónicas biográficas com especial relevância para Camilo Castelo Branco, a quem o autor dedica um capítulo distribuído por 30 páginas - Camilo: Como êle lia; Como êle escrevia; Notas Camilianas. Consagra ainda 8 páginas, num capítulo à parte, a Ana Augusta Plácido, mulher de Camilo.
"Jornal de um Rebelde se chama êste livro. Nada diz de rebeldias, observará o leitor ao voltar a última página, se não no amoroso tom com que se recordam coisas esquecidas, se evocam velhas figuras que deviam ser lembradas, e se registam factos que nunca deviam ser esquecidos. Assim, êste livro é quási um diário íntimo em que evocando, se procura fazer justiça."
(excerto da introdução)
Albino Forjaz de Sampaio (1884-1949). Jornalista, escritor e bibliógrafo de nomeada. A crónica de crítica social que procurava inverter a moral comum da época tornou-o famoso sobretudo pelo escândalo que as suas opiniões originavam. Dono de extensa produção bibliográfica, Forjaz de Sampaio nunca se afirmou um escritor mas bradou aos quatro ventos que era um “jornalista levado dos diabos”.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse camiliano.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário