21 agosto, 2015

BORGES, Manoel Antonio - OS HEROES D'AFRICA : discurso. Que na Sé Cahtedral de Portalegre e no solemne «Te-Deum» promovido pelo Conselheiro Governador Civil Antonio Xavier Perestrello, apenas com a preparação de 24 horas recitou... Conego Capitular da mesma Sé. Portalegre, Marques & Fabião, 1896. In-8.º (21,5cm) de 14, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela assinatura de posse na f. rosto do conhecido tribuno amarantino António Cândido, que viria mais tarde a fazer parte do grupo literário «Vencidos Da Vida», que integrava, entre outros, Eça, de Queirós, Junqueiro e Ramalho Ortigão.
"Do Ministerio da Guerra partiu um appello ao Exercito Portuguez. Esse Exercito, que tem na sua historia os pergaminhos de sua nobreza, sentiu affluir-lhe ao coração todo o sangue; e trocaram-se numeros, e sollicitaram-se alistamentos e todos e de toda a parte queriam uma parcella de gloria n'este martyrologio sacrosanto de morrer pela Patria.
Honra lhes seja feita. Que este exemplo fique ahi bem gravado em caracteres indeleveis no coração de todos os Portuguezes.
Foram. O que fizeram, as inclemencias que soffreram, os perigos que affrontaram, as difficuldades que venceram, ali estão no centro da Historia Nacional a merecer a nossa homenagem, a pedir as nossas ovações.
Não lhes faltarão. O coração de cada Portuguez é-lhes altar e culto.
Outros cahiram... morreram!!!...
Sanctas memoria, abençoadas memorias!"
(excerto do Discurso)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Obra impressa em Portalegre. Sem registo bibliográfico de qualquer espécie, incluindo a BNP (Biblioteca Nacional).
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário