29 agosto, 2015

ARAGÃO, Major Francisco - TROPAS NEGRAS : as forças ultramarinas na defesa nacional. Lisboa, [Ed. do Autor], 1926. In-8.º (19cm) de 166, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra dedicada pelo autor "à memória dos meus companheiros de armas, oficiais e soldados do 1.º de Dragões de Angola, que pela última vez fitaram o sol na manhã sangrenta de Naulila".
                   ..................................
"Maus quadros, instrução deficiente e rotineira, nula acção dirigente e meios materiais mais do que insuficientes - eis o que temos em África para nos defrontarmos com uma agressão inesperada que nos movam. Assim foi também em 1914 - e bem caras nos custaram, em vidas e desfeitas inglórias, as improvisações hesitantes e tardias que tentámos, pesado tributo paga à incúria e ao desleixo a que tínhamos votado as nossas instituições militares coloniais."
(excerto do prefácio)
"Quando no último período da guerra, em Moçambique, acabámos por nos convencer da impossibilidade de continuar a luta com tropas europeias, improvisámos, à pressa, numerosas companhias indígenas que a urgência de mandar na frente, cada vez mais extensa, efectivos numerosos, nos obrigou a instruir em condições precárias e deficientes.
Só forçados por uma realidade que não perdôa nos resignáramos a fazê-lo.
Mas, nem a preparação que lhe demos foi cuidada, porque não tínhamos previsto com antecedência a necessidade do seu emprêgo, nem os chefes e graduados puseram grande confiança nas suas qualidades: uns supunham-nos incapazes de se defrontarem com os askaris inimigos, aguerridos por três anos de luta e de êxitos, outros receavam aumentar sensivelmente os efectivos dessas tropas - não fôsse voltar-se contra nós o instrumento de fôrça que creávamos...
Todos cometeram uma grave injustiça atribuindo às tropas de côr culpas que nunca lhes pertenceram: durante quatro anos de luta a nossa infantaria indígena sempre se bateu com valorosa decisão, quando bem enquadrada e comandada, e das suas fileiras não saiu um exemplo de deslealdade ou de traição."
(excerto de O soldado indígena)
Matérias:
- O soldado indígena. - Exército nacional - A nova organização das fôrças ultramarinas. - A ocupação militar. - O emprêgo das tropas indígenas. - O recrutamento indígena. - O alto comando. - Os quadros. - A divisão territorial - As tropas, as reservas e os serviços. - A infantaria indígena. - A cavalaria. - A artilharia, a engenharia e a aviação. - Os serviços. - As fôrças ultramarinas na defesa nacional. - A unificação dos quadros. - Sôbre a organização das forças militares nas colónias. - A defesa militar das colónias. - Conclusões. - Esboço da organização militar de Angola.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas sujas com defeitos; assinatura possessória na capa; lombada restaurada, apresenta falha de papel considerável.
Invulgar.
10€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário