06 agosto, 2015

QUEIROZ, Eça de - CORRESPONDENCIA. Porto, Livraria Chardron, de Lello & Irmão, 1925. In-8.º (18,5 cm) de XVI, 312 p. ; [1] f. il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrada com o retrato de Eça, da autoria de António Carneiro, em separado.
Apreciada edição original da correspondência escolhida do grande prosador. O prefácio de 12 páginas pertence a José Maria de Eça de Queiroz, seu filho.
"O pequeno volume que hoje lançamos a publico não passa d'uma breve collecção de cartas, escolhidas com paciencia e escrupulo, e que, pela elegancia da fórma ou os assumptos que versam, me parecerem dignas de publicidade. E comtudo, foi muito pensadamente que escolhi este titulo generico, laconico, grave, que de certo sugere uma obra mais vasta e mais completa: Correspondencia. [...]
Com effeito, para mim, este pequeno volume representa apenas uma base, um esboço, o ponto de partida d'uma importante publicação, d'uma larga obra de estudo e de arte, , a verdadeira Correspondencia de Eça de Queiroz, organizada e definitiva, e que será, além do «commentario constante que acompanhe e illumine a sua obra», o espelho em que possamos seguir com precisão a sua vida intima, e nos ajude a discernir, sob o escriptor humoristico e um pouco irreverente que o grande publico se habituou a conhecer, o homem encantador, simples,  fino e infinitamente bondoso que elle era na realidade."
(excerto do prefácio)
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta frontal e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário