30 agosto, 2015

PENTEADO, Francisco - COMO SE PESCA. Por... Oficial da marinha de guerra. 13.ª secção : Vida Marítima. Lisboa, Editor-Pedro Bordallo Pinheiro: Livraria Profissional, [191-]. In-8.º (14 cm) de 64 p. ; il. ; B. Colecção Os Livros do Povo, 26
1.ª edição.
Muito ilustrada nas páginas do texto com variados desenhos de artes de pesca.
"No banco da Terra Nova - Faz-se a do bacalhau com anzol, empregando-se para isca o soft-clam (molusco muito salgado e semelhante à ameijoa, abundante no litoral da América do Norte), ou as lulas e algumas vezes até os próprios intestinos do bacalhau. Os centros desta pescaria são Lisboa, Figueira da Foz, Aveiro, Porto e Viana do Castelo, d'onde, em época própria, sáem os navios, - lugres, patachos e escunas, - que ali vão exercer essa pesca de abril a setembro. O maior rendimento é tirado, em geral, desde meado de abril até fim de junho e nos princípios de outubro retiram os navios, obrigados pelos gêlos que começam a invadir aquelas regiões."
(Excerto do Cap. I, Pesca longínqua)
Matérias:
- Introdução. - Pesca marítima. - Classificação dos aparelhos. I - Pesca longínqua. II - Pesca do alto. III - Pesca costeira. - Espécies a cuja pesca se refere o texto.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário