24 agosto, 2015

MORAIS, Tenente Pina de - AO PARAPEITO (2.ª edição - 2.º milhar). Pôrto, Edição da Renanscença Portuguesa, 1919. In-8º (18,5cm) de 146, [2] p. ; B.
Obra memoralista sobre a participação do contingente expedicionário português em França, durante a Grande Guerra. 
"Ao Parapeito, que relata as vivências do autor na frente de combate, foi considerado em França o melhor livro estrangeiro sobre aquela conflagração mundial, e mereceu as honras de tradução para Francês, com o título Au créneau."
.........................
"A batalha seguia a sua marcha normal - inflexivel, violenta, poderosa. Vagas d'um assalto precedidas de vagas de metralha. Cortinas de fôgo, d'estilhaços, rubras, estrondosas e contínuas. Duas linhas de baionetas duras e escurecidas. Um modêlo da escola alemã, de combate.
As rajadas das metralhadoras assobiam.
No reducto de Pont de Hem Post, estão destacados sete homens e uma metralhadora.
É um pôsto importante - o de Pont du Hem Post. [...]
A guarnição perdeu dois homens até chegar ao posto. [...]
Os cinco homens recebem ordem de esperar e quando o boche chegar batê-lo.
E então êles esperarm.
O metralhador espera, fica sempre.
Póde a infantaria refluir como as ressacas, que o metralhador fica.
Póde a artilharia, fundidas as culatras, atrelar e rasgar a barragem inimiga, numa galopada - mas o metralhador ficará."
(excerto de O metralhador)
Índice:
- Adeus. - Uma lição. - A sombra do pelotão. - A carta. - Frases de Legenda. - A morte do sapador. - Uma patrulha. - Batalha de La Lys. - O metralhador. - S. O. S. - Ambulância. - História do amôr. - Andorinhas mortas. - Balada da neve. - Coisas de rir. - Aos meus soldados.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa frágil com defeitos marginais. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário