27 agosto, 2015

CARDOSO, José - O BLOQUEIO MODERNO : estudo sobre estrategia naval. Por... Primeiro Tenente da Armada. Coimbra, Typographia de França Amado, 1909. In-8º (20cm) de XV, [1], 429, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela assinatura de posse, na folha de rosto, de José Carlos da Maia, oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, e destacado político republicano, que viria a ser barbaramente assassinado na purga levada a cabo em 19 Outubro de 1921, que ficaria conhecida por "noite sangrenta".
"Muito embora o estado precario em que se encontra a nossa marinha de guerra, cremos que a opportunidade que aproveitamos não é das mais apropriadas para ser dado á luz da publicidade um trabalho tendo por objecto o estudo de uma das bases da organisação da nossa defesa naval.
Com effeito, são muito graves os problemas da nossa situação interna que neste momento absorvem por completo a attenção do publico. [...]
Mas ha tambem razões de bastante importancia a determinar a publicação immediata de um trabalho com o caracter de um estudo estrategico como é o do presente livro.
Desde 1904 que se pensa em dotar a nossa marinha de guerra com novo material, e, nas varias tentativas feitas desde então para adquirir esse material, parece-nos que tem sido posto de lado o argumento estrategico, que devia predominar na orinetação dos nossos programmas navaes.
É um erro muito grave."
(excerto do prólogo)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação. Capas envelhecidas com defeitos. Sem f. anterrosto. 
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário