04 agosto, 2015

25 DE NOVEMBRO. Breve panorama gráfico e noticioso duma crise. Lisboa, Terra Livre, 1976. In-8.º (20,5cm) de 177, [3] p. ; mto il. ; B. Colecção História Imediata
1.ª edição.
Estudo sobre o Golpe de 25 de Novembro de 1975.
Muito ilustrado com cartoons políticos em página inteira.
"Não fosse a afirmação pecar por excessiva imodéstia, diríamos, a abrir este volume, que ele é duma modéstia exemplar, posto o que se segue nada pretende explicar, antes se limita a coligir algum material necessário para ulterior elucidação dum processo político complexo que teve no 25 de Novembro e nos agitados eventos de então o seu paroxismo público. Juntando, em livro, algumas das peças essenciais do processo aberto com a terceira grande data polémica da era que se abre com a madrugada primaveril de 1974 - ou seja, o 28 de Setembro daquele ano, e depois o 11 de Março deste que ora finda -, limita-se a Terra Livre a oferecer aos Portugueses uma colecção de factos e comentários sobre factos: só depois o espírito sintético operará sobre eles para extrair a necessária e, porventura, exacta lição."
(Excerto da introdução, Duas palavras)
Matérias:
1 - A lição da rebelião. 2 - Da contestação à rebelião. 3 - Itinerário cronológico de uma rebelião. 4 - Panorama gráfico dos acontecimentos: a) Os antecedentes; b) A crise; c) O clímax: d) O desfecho; e) O rescaldo da crise. 5 - Comentários sobre a rebelião. 6 - As consequências. 7 - Antologia. Os comunicados e notas oficiosas durante o estado de sítio.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Com interesse histórico.
10€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário