15 agosto, 2015

DOSSIER P. I. D. E. Os horrores e crimes  de uma «polícia». Pelo «Repórter Sombra». Lisboa, Agência Portuguesa de Revistas, 1974. In-8º (21cm) de 159, [1] p. ; [48] p. il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada com fotografias a p.b., fac-símiles de documentos diversos, carteiras de identificação de funcionários da P.I.D.E, etc., tudo em folhas separadas do texto.
"O fascismo estendeu a sua longa noite de 48 anos sobre Portugal e caiu em poucas horas. De um dia para o outro, a máquina infernal, que policiava por dentro e por fora a vida dos portugueses e impunha a tudo e a todos o «crês ou morres», rendia-se às Forças Armadas. [...]
Quem aceita, porém, este «desfecho» de 48 anos de fascismo? O fascismo dispunha da PIDE como a sua grande arma de repressão - mas os tentáculos da PIDE não funcionavam apenas na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa... [...]
As «delegações» da PIDE estendiam-se às fábricas, aos quartéis, aos bairros, aos escritórios, às oficinas, actuavam nos correios, nos telefones, nas escolas, nas universidades. Os «bufos» estavam em toda a parte.
A PIDE tinha os seus carrascos oficiais..."
(excerto da introdução, O porquê deste livro)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário