13 agosto, 2015

SARMENTO, Alberto Arthur - O FUNCHAL. Quadricentenario da elevação do Funchal á cathegoria de cidade : 1508-1908. Funchal, Typ. do "Heraldo da Madeira", 1908. In-fólio (23,5x31cm) de [4], 28, [8] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Número especial comemorativo. Muito ilustrado com fotogravuras de paisagens, momentos do quotidiano funchalense, edifícios e monumentos emblemáticos da cidade, e dois retratos dos reis D. Manuel I e D. Manuel II. Contém reproduzida a Carta delRey noso Sennor [D. Manuel I] em que faz çidade a este Funchall.
"Quantrocentos annos rodaram desde que El-Rei D. Manoel, o Venturoso, tendo em respeito o muito serviço que havia recebido dos moradores da villa do Funchal houve por bem eleval-a á cathegoria de cidade."
(excerto do texto)

Alberto Artur Sarmento (1878-1953). “Frequentou o Liceu do Funchal e a Escola Politécnica durante 2 anos. Complementou os seus estudos na Escola do Exército onde tirou o curso de Infantaria. Em 1900 é promovido a alferes, em 1922 é promovido a tenente-coronel e em 1929 reforma-se do Exército. Durante 20 anos foi professor do Liceu e, por duas vezes, governador militar da Madeira. Paralelamente com as suas actividades artísticas e militares, Alberto Artur Sarmento contribuiu para o enriquecimento da flora da Madeira ao fazer uma recolha de plantas na Ilha Deserta. Além destas actividades, Alberto Artur Sarmento era também tradutor público das línguas inglesa, francesa e alemã, chegando a traduzir alguns artigos científicos para o “Heraldo da Madeira”, jornal do qual fazia parte do corpo da redacção. Também colaborou noutros periódicos regionais, nacionais e estrangeiros. Tem uma bibliografia vasta e abrangente, com temáticas díspares sobre a ilha da Madeira que vão desde a botânica, passando pela numismática, ornitologia, história militar e história do Arquipélago da Madeira.”
(fonte: www.bprmadeira.org)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, com defeitos. Capa posterior apresenta alguns rasgões e pequena falha de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário