23 agosto, 2015

BASTO, Artur de Magalhães - LIMIAR DE TRAGÉDIA. Reflexos no Pôrto das vésperas de Alfarrobeira. Extracto do Vol. 13.º da «revista de Historia». Porto, Imprensa Portuguesa, 1925. In-4º (22cm) de 31, [1] p. ; B.
1.ª edição independente.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do Dr. Magalhães Basto.
"Apenas chegou a Trás-os-Montes a notícia de que o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra, havia deixado a regência do reino, logo o Duque de Bragança saiu de Cheves, onde residia, e, acompanhado dos seus homens de armas, passou ao Pôrto, a Guimarães, a Ponte do Lima e outras povoações, de toda a parte expulsando os criados e parciais do antigo regente, aos quais acusava de traição contra o rei. Era o extravasar dos ódios e despeitos longo tempo a custo reprimidos, ódios e despeitos que haviam conseguido levar Afonso V a suspeitar da lealdade de D. Pedro e que procuravam agora lançar entre o povo, contra os servidores dêste, o labeu de traidores. [...]
No Pôrto havia dois partidos: a facção de D. Pedro e a do Duque de Bragança. Mas a mais numerosa era a primeira. [...]
As cartas que D. Pedro V, D. Pedro e outros Senhores escreviam à cidade, eram pretexto de ajuntamentos nas ruas e praças, de comícios ruidosos, de tumultos - e o povo, levado pelos meneurs e pelos eternos pescadores de águas turvas, encontrava-se inconscientemente envolvido numa atmosfera de guerra civil."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário