SILVEIRA, Cap. F. Lemos da - CORREIO AÉREO EM PORTUGAL : 1900 - 1945. [Por]... Roll of Distinguished Philatelists. Lisboa, Edições Inapa, 2001. In-fólio (32x25 cm) de 127, [1] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
História do voo postal em Portugal, precedido de uma introdução - Os Precursores - onde o autor aborda os momentos mais significativos da história aérea nacional.
Obra belíssima, de grande sentido estético e apuro gráfico, profusamente ilustrada no texto a p.b. e a cores.
"O "LAT. 17" foi o primeiro carimbo aéreo português (Palma Leal, C-1), circunstância que deu origem, forçosamente, aos muitos motivos de interesse desta marca e, por consequência, das primeiras correspondências conduzidas por via aérea de Portugal para o estrangeiro - no voo experimental que largou de Alverca na madrugada de 19 de Setembro de 1926 rumo a Tânger. [...]
Na manhã de de 26 de Agosto de 1926, às 10 horas, aterrou na pista internacional de Alverca, vindo de Tânger, um avião comercial francês tipo Laté-17, pertencente à Société des Lignes Aériennes Latécoère.
Com o número de matrícula 605, era um dos aparelhos que faziam o transporte de correio e passageiros no serviço França-Marrocos-França.
Monoplano de construção metálica, com um motor Jupiter de 380 CV e velocidade de cruzeiro próxima dos 160 km/h, dispunha de cabina para 4 passageiros e um depósito para 1100 kg de correspondência. Tripulavam-no o piloto Vareille e o mecânico Jayet.
O que terá justificado, exactamente, esta visita inesperada?"
(Excerto de Primeiro ensaio de correio aéreo em Portugal)
Encadernação do editor em tela vermelha, com título e autor gravados em baixo relevo na pasta anterior.
Exemplar em bom estado de conservação, como novo.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:
Enviar um comentário