20 julho, 2025

SILVA, Padre Fernando Augusto da -
VOCABULÁRIO POPULAR DO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA.
Alguns subsídios para o seu estudo. Funchal, Edição da Junta Geral do Funchal, 1950. In-8.º (20,5x15,5 cm) de 145, [7] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio lexical para a história e conhecimento da língua madeirense.
Ilustrado com um retrato do autor em página inteira.
"Indicaram-me para prefaciar este livro. É honra que agradeço sem deixar de confessar a minha incompetência, atribuindo o facto tão sòmente à amizade de quem se lembrou de mim ou às velhas e amistosas relações que me ligavam ao Autor. [...]
Já as flores desabrochavam nesta primavera sobre o seu humilde coval, e ainda a imprensa está a dar à luz esta obra póstuma, como fulgurância do seu espírito.
Julgo-o de utilidade, por vir sobretudo ajudar os forasteiros a entender o dialecto do nosso povo, por vezes curioso e pitoresco.
Muitas palavras serão corruptelas do bom português. Algumas, português bárbaro do século quinze e outras, formadas pelo mesmo povo pela necessidade que tem de se exprimir, visto desconhecer os termos técnicos, terminologia correcta, etc."
(Excerto de À maneira de Prefácio, do Cónego F. C. de Meneses Vaz)
Fernando Augusto da Silva (Santa Maria Maior, Funchal, 1863 - Funchal, 1949). "Foi um sacerdote, investigador da História da Madeira, professor e escritor português. Nasceu em 1863 em Santa Maria Maior, filho de Fernando Augusto da Silva e de Joana Augusta de Freitas. Cursou o liceu e o seminário, tendo-se ordenado presbítero em 1888, exercendo depois funções eclesiásticas em diversas freguesias da Madeira, sendo por fim colocado como pároco na freguesia de Santo António do Funchal. Foi também professor efectivo, aposentado, na Escola Industrial e Comercial António Augusto de Aguiar, no Funchal. Faleceu na cidade do Funchal em 1949, estando sepultado no Cemitério de Santo António."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário