23 julho, 2025

MARTINS, Guilherme d'Oliveira -
LAPIDE OLIVEIRA MARTINS.
Sessão inaugural da Lapide commemorativa do fallecimento do Conselheiro Joaquim Pedro de Oliveira Martins na frente da casa n.º 30 da Calçada dos Caetanos, da cidade de Lisboa, mandada fazer e collocar, segundo os dizeres e indicações de sua dedicada viuva D. Victoria Barbosa de Oliveira Martins. Palavras Proferidas. Auto Respectivo. Publicação feita por... Novembro de 1919. Lisboa, Parceria Antonio Maria Pereira, 1919. In-8.º (19x12 cm) de 54, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Preito de homenagem a Joaquim Pedro de Oliveira Martins por seus colegas, amigos e familiares, por ocasião do 25.º aniversário da sua morte. No final vem listada as pessoas que compareceram à cerimónia de descerramento da Lápide comemorativa.
Com dedicatória de oferta no interior de um familiar de J. P. Oliveira Martins.
"Oliveira Martins esteve quatro annos na mina de Santa Eufemia, quatorze na direcção do Caminho de Ferro da Povoa e dois na da Regie.
Como factos comprovantes da sua dedicação para com os operarios citar-vos-ei, tiradas entre muitas, as seguintes passagens:
Era por ocasião da festa de Santa Barbara, advogada dos mineiros. O dia foi passado festivamente. O abuso das bebidas determinou nos animos um estado de excitação de que naturalmente resultou uma grande desordem, um verdadeiro combate.
Avisado Oliveira Martins, promptamente se dirigiu para o local do conflicto, confiando completamente em que ninguem lhe faria mal. [...]
Usando do seu extraordinario prestigio, conseguiu estabelecer a ordem, e tudo serenado passou toda a noute a curar os feridos, alguns de gravidade, pondo em acção as suas aptidões cirurgicas e a sua manifesta caridade. [...]
D'estas passagens relativas à estada na mina de Santa Eufemia, venho referir-vos uma outra colhida d'entre muitas e referente ao periodo durante o qual dirigiu a linha de Caminho de Ferro da Povoa.
Desempenhava o logar de chefe do movimento um empregado tam zeloso como bom chefe de familia bem numerosa.
Aprouve a Deus dar-lhe uma doença de espinha que o inutisou. Reconhecida a incurabilidade da doença, propõe Oliveira Martins que lhe continuasse a ser abonado o vencimento, proposta esta que não foi bem aceite... [...]
Relativamente ao tempo de estada na Regie, falam largamente os manipuladores, e ainda na hora presente registo ter sido A Voz do Operario o unico jornal, que por ocasião de ser inaugurada a Lapide Oliveira Martins, se occupou em artigo especial d'este grande homem."
(Excerto de Ao Leitor, por Guilherme d'Oliveira Martins)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos. Sem f. rosto.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário