C. S. D. F. - MAIS MEIA PALAVRA SOBRE O PADRE. Lisboa: Na Tipogr. de Antonio Rodrigues Galhardo, 1822. In-8.º (20,5x14,5 cm) de 10 p. ; B.
1.ª edição.
Folheto da autoria do Pe. José Agostinho de Macedo - que assina C. S. D. F. - a propósito de uma polémica que manteve com Nuno Álvares Pato Moniz, seu inimigo figadal.
"Meu Padre,
Ainda que naõ haja declarado até aqui todas as opiniões filosoficas sobre principios, e motivos dos actos humanos, parece-me, que que lhe vejo soffrer, e calar, que he mais Fatalista que outra cousa. Transpira nas suas acções, e no seu indiferentissimo silencioso a apathia Estoica, e por isso mesmo a fria resignaçaõ de hum Fatalista. - Os Fados nos levaõ, cedâmos aos Fados - dizia Seneca em hum dos Córos da Tragedia Eddipo. - Mudando de opiniaõ a seu respeito, depois que o ouvi, quiz vinga-lo dos ultrages gratuitos, que lhe tem feito vingança, ou mais depressa, a inveja impudente, e descarada de Pato, que naõ achou ainda modo de mostrar que os seus versos saõ bons, v. g. este da sua servilissima Ode Pindarica a Lord Wellington:
Desata, ó minha Clio, a tua trança,
Senaõ infamando-o a V. m. por pensamentos, palavras, e obras. Agora o considero por outro lado, para mim naõ só espantoso, mas lastimoso."
(Excerto do texto)
Exemplar desencadernado em razoável estado de conservação. Apresenta mancha no pé transversal a todo o opúsculo. Com escritos a lápis na f. rosto.
Raro.
Indisponível


Sem comentários:
Enviar um comentário