CANÊLHAS, Armando Almiro - OS FRANCESES NA REGIÃO DE ÁGUEDA EM 1809 E 1810 E A RESISTÊNCIA DO VOUGA. Cadernos Anata. [Águeda], Anata, 2004. In-4.º (23x15 cm) de 93, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história das Invasões Francesas na zona de Águeda e a resistência que foi movida às tropas invasoras nas margens do rio Vouga.
Ilustrado no texto e em página inteira com inúmeros desenhos - alguns do autor - mapas, reprodução de retratos, gravuras e fotografias a p.b.
Inclui um postal de Águeda ("Entrada da Vila"), brinde da Anata/CM Águeda.
"De uma maneira geral, os historiadores não têm dado muito relevo às acções militares em que não haja combates de grande envergadura, com muito aparato, muitos tiros e grande número de baixas. E, quantas vezes, acções quase apagadas na sua actuação bélica, mas executadas com determinação e embaraçando a manobra do inimigo, podem influenciar, de forma irreversível, toda uma campanha!
E foi isto mesmo que se verificou na Campanha do Vouga em 1809. Embora não tendo havido verdadeiros confrontos, os defensores portugueses conseguiram manter em respeito, por mais de um mês, as tropas napoleónicas de Franceschi, que não se atreveu a passar o rio e a dirigir-se para o sul. Na verdade, esse tempo de espera bastou para desorganizar todo o planeamento da 2.ª Invasão - La belle promenade au Portugal, como teria dito o Imperador - e, simultaneamente, permitiu que os exércitos anglo-luso e português chegassem em tempo útil a Coimbra para iniciar a ofensiva e empurrar, de forma decisiva, os franceses para norte.
Efectivamente, se as tropas de Soult tivessem conseguido romper as linhas de defesa do Vouga, até fins de Abril teria saqueado, primeiro, toda a Bairrada, uma das regiões mais ricas do País, depois tomaria Coimbra e daqui ser-lhes-ia mais fácil estabelecer a ligação, através da Beira Baixa, com o exército de Lapisse que operava em Espanha. Se assim tivesse sucedido, a guerra poderia ter seguido rumo diferente, com consequências funestas para os portugueses. Essa foi a importância da Campanha do Vouga,."
(Excerto da Nota do Autor)
Índice:
Nota do Autor | Antecedentes das Invasões Francesas | Notícias Referentes à Primeira Invasão Francesa na Região de Águeda | A Segunda Invasão Francesa | A Resistência aos Franceses em 1809, na Margem Esquerda do Rio Vouga | A Campanha do Vouga em 1809: Tão Longe e Afinal Tão Perto de Nós! | E Tudo Assim Terminou? Não. A Guerra Aqui Voltou no Ano Seguinte.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível


Sem comentários:
Enviar um comentário