CORTESÃO, A. A. - ONOMÁSTICO MEDIEVAL PORTUGUÊS. (Separata do «ArcheoIogo Português», vol. VIII e seguintes). Coligido por... Bacharel formado em Medicina pela Universidade de Coimbra e professor de Ensino Normal. Lisboa, Imprensa Nacional, 1912. In-4.º (25x17 cm) de [4], 422, [2] p. ; B.
1.ª edição independente.
Importante repositório onomástico de termos e palavras medievais portuguesas.
Obra de de fôlego, com interesse histórico e filológico.
"Não escrevo para profanos em materia philologica, porque esses só me dispensariam desdem e apodos; escrevo apenas para os entendidos. [...]
A utilidade que d'esse estudo auferi, e a importancia que para a historia da nossa lingua reconheci que adviria da organização de um Onomástico português: taes foram as razoes d'este não pequeno, mas singello trabalho."
(Excerto de Razão d'este trabalho)
António Augusto Cortesão (São João do Campo, Coimbra, 1854 - Coimbra?, 1927). "Médico e filólogo. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, faz parte, ao lado de Francisco Adolfo Coelho, Gonçalves Viana, Augusto Epifânio da Silva Dias, Leite de Vasconcelos e José Joaquim Nunes, entre outros, de um grupo de filólogos que entre nós iniciaram de algum modo os estudos linguísticos enquanto entendidos na acepção científica da disciplina."
(in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990)
(in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. II, Lisboa, 1990)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Aparado à cabeça. Capas frágeis com falhas de papel, sobretudo na capa frontal; interior correcto; lombada "partida". Pelo interesse e raridade a justificar trabalho de encadernador.
Raro.
45€

Sem comentários:
Enviar um comentário