ARNOSO, Conde d' - O TALISMAN. Illustrações de Casanova. Porto, Typographia do «Commercio do Porto», 1897. In-8.º (16x8 cm) de [2], 74, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Conto bilingue (português/francês) dedicado pelo autor à Viscondessa de Fontenay, superiormente ilustrado por Enrique Casanova (Saragoça, 1850 - Madrid, 1913), pintor aguarelista espanhol que veio para Portugal em 1880 como refugiado político.
Obra rara, não mencionada na base de dados da Biblioteca Nacional.
Contém pequenas gravurinhas no texto, e três belíssimas estampas em página inteira, replicadas na versão em francês que se segue à portuguesa.
"Da sua infancia lembrava-se apenas que um dia, teria nove annos, aquelles a quem tratava como paes, o levaram por um caminho fóra, atravez de uma desconhecida floresta, e, apontando-lhe para um casal, o abandonaram, dizendo-lhe:
-É agora para alli que tens de ir guardar rebanhos, ganhar a tua vida.
O pobre rapazito segurando a sacola que com um pedaço de pão negro lhe tinham suspenso a tiracolo e que lhe embaraçava os movimentos, lacrimejando, dirigiu-se para o casal, que, áquella hora da tarde, adormecia já nas sombras pesadas da encosta.
Foi em vão que por longo tempo bateu anciosamente á porta, estremecendo ao ladrar raivoso dos cães, os unicos sêres vivos que de dentro lhe respondiam."
(Excerto de O Talisman)
Bernardo Pinheiro Correia de Melo, 1.º Conde de Arnoso (Guimarães, 1855 - Vila Nova de Famalicão, 1911). "Foi um oficial general de engenharia do Exército Português, diplomata e escritor que exerceu as funções de oficial-às-ordens e secretário pessoal do rei D. Carlos. Foi par do reino. Integrou o grupo de intelectuais conhecido pelos Vencidos da Vida usando o pseudónimo literário Bernardo Pindela. Encontra-se colaboração da sua autoria nas revistas A imprensa (1885-1891), A semana de Lisboa (1893-1895) e na revista Brasil-Portugal (1899-1914). Além da presente, é autor das seguintes obras: Azulejos (1886); Jornadas pelo mundo (1895); Suave Milagre (peça de teatro); De Braço Dado (contos), com colaboração do Marquês de Sabugosa."
(Fonte: Wikipédia)
Bonita encadernação inteira de pele com dourados nas pastas e na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Apresenta desgaste na lombada.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível





Sem comentários:
Enviar um comentário