10 maio, 2019

UMA ALMA DE LUZ E DE CONFIANÇA - BEATA PAULA FRASSINETTI : Fundadora do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia. "In Simplicitate Laboro". [S.l.], Edição do Instituto de Santa Doroteia, 1952. In-8.º (18,5cm) de 256, [2] p. ; [8] f. il. ; E.
1.ª edição.
Biografia de Santa Paula Frassinetti, religiosa italiana, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia. Foi beatificada pelo Papa Pio XI, em 1930, tendo sido canonizada mais tarde, em 1984, pelo Papa João Paulo II. Esta congregação é proprietária de diversos colégios em Portugal e no Brasil.
Livro ilustrado no texto, e em separado com oito belíssimas estampas impressas sobre papel couché, sendo uma delas o retrato da biografada.
"A cidade de Génova, situada sobre o Mediterrâneo, em majestoso anfiteatro, libertara-se já dos gelos do inverno e começava de engrinaldar-se com as graças primaveris. Desabrochavam nos jardins as violetas, as rosas cor de oiro, os ténues lírios roxos e brancos. As árvores cobriam-se de tenra folhagem, saltitavam nos ramos alegres passarinhos.
Foi por esse ambiente de frescura e de esperança, iluminado pelos raios avermelhados do sol poente, que ecoaram festivos os sinos da igreja paroquial de Santo Estevão, na tarde de 3 de Março de 1809.
Acorreram, por certo, alguns curiosos ao Santuário e viram um modesto grupo que,  num mixto de recolhimento e de alegria, apresentavam ao Sacerdote, para ser baptizada, uma menina encantadora, pequeno botão desabrochado pelas seis horas da manhã. [...]
Foram-lhe impostos os nomes escolhidos pelos ditosos Pais: Paula Ângela Maria. [...]
Não conheceu o fausto da riqueza.Mas os Pais, João Baptista Frassinetti e Ângela Viale, ambos fervorosos e íntegros observadores da moral cristã, proporcionaram-lhe um ambiente de virtude, de paz e de alegria sã, provenientes da boa consciência."
(Excerto do Cap. I, Os primeiros passos)
Índice: Prólogo. I - Os primeiros passos. II - Tolda-se o horizonte. III - Anelo do coração. IV - Esperanças e desenganos. V - Manhã de luz. VI - Fusão de ideais. VII - Luz e sombras. VIII - Sob o céu de Roma. IX - A seiva que lhe dá vida. X - Espessas nuvens. XI - A Educadora segundo Cristo. XII - Na Terra de Santa Cruz. XIII - Em Terras de Santa Maria. XIV - Ainda em Terras de Santa Maria. XV - Filha da Igreja. XVI - Entardecer luminoso. XVII - Perfumes do Paraíso. XVIII - «Jardim Fechado». XIX - Ardores de caridade. XX - Ocaso tranquilo. XXI - Glória Perene. Apêndice.
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário