28 maio, 2019

PLACIDO, D. Anna Augusta - LUZ COADA POR FERROS. Escriptos originaes. Por... [Introdução de Júlio César Machado]. Lisboa, Livraria de A. M. Pereira, 1863. In-8.º (19 cm) de XV, [1], 210, [2] p. ; [1] f. il. ; E.
1.ª edição.
Edição original da primeira obra de Ana Plácido, mulher de Camilo Castelo Branco. Ilustrada com o retrato da autora em separado.
"Luz Coada por Ferros é o primeiro livro de Ana Augusta Plácido, com edição em 1863. É dedicado à sua irmã Maria José Plácido, que Ana tratou quando os pais morreram. A autora recorda a irmã com carinho, afirmando: «Foste a minha única amiga neste mundo: não conheci afeição mais verdadeira.» A obra está repleta de dor e amargura, ainda que com traços de coragem, representando o tempo em que Ana esteve presa. A maior parte dos textos que compõem a obra foi produzida na Cadeia da Relação do Porto."
(Fonte: http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/c_castelo_branco/luz_ferros.html)

"Grande parte d'estes escriptos nasceram na calamitosa época do carcere e do escarneo dos meus algozes, nunca saciados das torturas que me inflingiram."
(Excerto da dedicatória)
"O Porto é o eden aonde mais infloram os amores angelicos, candidos e infantis. Ninguem me desmentira, creio. Aqui, não chegou ainda o contagio d'essa peste malefica que lavra já na capital, como em todas as capitaes dos grandes reinos.
Se ha aqui peccadora, empolgada nas garras satanicas de paixão menos pura, ai d'ella! por que as pedradas chovem-lhe compactas, e á penitente nem tempo lhe dão de repetir uma historia passada entre Jesus e os apredejadores d'uma mulher, em Judea.
Estamos pois na cidade da Virgem.
É nesta divina padroeira que as mães descançam o cuidado de guardar intactos d'um desejo ou pensamento equivoco, os corações virginaes das filhas, muito além dos vinte e cinco annos, até que o marido predestinado lhes calque aos pés o gracioso e puro emblema da innocencia."
(Excerto de Adelina)
Indice:
Introdução. - Adelina. - Meditações (I; II; III; IV; V; VI; VII). - O amor. - Recordação. - Porphecia no leito de morte. - Martyrios obscuros. - Impressões indeleveis. - Ás portas da eternidade. - A Julio Cesar Machado.
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário