08 maio, 2019

BENTES, J. A. - SOCIOLOGIA FUNDAMENTAL. Constituição da Sociologia. Os Grandes Problemas Sociaes. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho - Editor, 1907. In-8.º (18,5cm) de 938 p. ; E.
1.ª edição.
Trabalho pioneiro sobre Sociologia, dos primeiros que sobre este assunto se publicou entre nós.
"Desde o movimento iniciado pelo genial fundador da Philiosophia positivista, condensando as energias anteriores dos pensadores de muitas gerações, se propagou pela sciencia; nunca mais permitiu a resistencia do meio, ou a energia já insuficiente, dispersa, ou indisciplinada dos factores da sua evolução, que a Sociologia progredisse com o vigor  pressuroso, que uma justa expectativa fundara na firmeza dos seus primeiros passos, tão prometedores.
Fosse esse o motivo; que tenha havido, falta de unidade no trabalho da sua constituição, ou que o programa estabelecido seja em demasia complicado e muito dificil de executar, ou mais certo, que o problema proposto contenha em si erros originaes perturbadores, que hajam demorado a sua resolução, opondo-se ao progresso, é certa a anciedade, com que se espera e com que se procura um guia por toda a parte, a noticia, a probabilidade, a promessa ou o menor vestigio de possibilidade da resolução scientifica imediata de questões sociaes momentosa, o termo do empyrismo em sociologia."
(Excerto da Introducção)
Índice:
Introducção. Sociologia - materiaes de construcção. I. Sociologia - A evolução - Conservação da energia. II. Phenomenos sociaes primarios - Monismo e Dualismo - Instrucção e educação. III. Alma collectiva - Moral scientifica - Sciencia e religião. IV. Intelligencia, suas funcções. - Evoluções comparadas. V. Todos os phenomenos do Universo são de origem phisica - Superioridade da mulher primitiva - A Religião foi a sciencia primitiva. VI. A força arbitro supremo - A disciplina, condensador e regulador da força bruta - Indiferença das fórmas cyclicas de governo. VII. Os «self made men» - As grandes fontes de receita derivam sempre do vicio - Funcção compensadora e reguladora dos governos. VIII. Movimento de translação e de rotação na evolução - O socialismo - A felicidade nunca póde ser individual - A guerra, correctivo da ociosidade - O hylozoismo. Sociologia - instrumentos de trabalho. IX. Religião, artes e sciencias - Direção da evolução psycologica da humanidade - Classificação das sciencias - Esthetica - O Monismo não tolhe os vôos da imaginação do poeta, educa-a e disciplina-a. X. Dissociação - Radio-actividade - O radio - Constituição da materia visivel e invisivel. Continuidade do mundo physico e do mundo psychologico - Considerações sociologicas. Sociologia - projectos de construcção. XI. Sociologia fundamental e suas derivadas - Coordenação das sciencias phisicas e das sciencias sociaes ou moraes - Evolução figurada e os seus factores. XII. Constituição scientifica da sociologia - Evolução - Felicidade social no espaço - Imortalidade consciente no tempo - Funcção da poesia - Termo da Evolução.
José António Bentes (1837-?). Oficial do exército, conhecido por ter escrito e editado o 1.º manual de fotografia em Portugal (1864). Além desse e do presente trabalho sobre sociologia, a BNP dá conta de um outro trabalho sobre fotografia - o Tratado theorico e pratico de photographia (1866), de algumas traduções para português de obras de Paolo Mantegazza (1831-1910) e outras de índole técnica.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Lombada apresenta pequenas falhas de pele e uma outra, vertical, mais extensa.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário