12 maio, 2019

UM EXERCITO SEM HONRA. Atrocidades allemãs em França: (Factos ineditos). Reproduzido do "Nineteenth Century", Junho de 1915. Edimburgo : Nova York : Londres, Thomas Nelson & Sons, 1915. In-4.º (24,5cm) de 23, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo de J. H. Morgan denunciando os maus tratos infligidos pelas alemães na sua passagem por França. A acusação às tropas invasoras é sustentada pelo relatório do autor elaborado no terreno ao longo de 4/5 meses.
"Em Novembro do anno passado, encarregou-me o secretario do ministrio dos negocios do interior de proceder a um inquerito em França sobre as allegadas infracções das leis de guerra pelas tropas allemãs. [...] Os resultados do meu inquerito [...] foram submettidos á commissão presidida por Lord Bryce. [...] Uma parte delle, e precisamente a mais importante, a saber: a que estabelece provas de um systema deliberado de atrocidades commettidas por officiaes allemães responsaveis chegou ás minhas mãos já tarde para della se poder fazer uso na commissão. [...] Limito-me portanto, neste artigo a esta secção do inquerito, devendo advertir ao leitor que, salvo menção em contrario em varios casos, os documentos que aqui se apresentam foram publicados agora pela primeira vez.
As minhas investigações representam um periodo de quatro ou cinco mezes. Durante as seis primeiras semanas estive ocupado em visitar os hospitaes da base de operações, os campos de convalescentes em Boulogne e Rouen e os hospitaes em Pariz; durante os restantes tres mezes fiquei addido as estado maior, no quartel general da força expedicionaria britannica. No decurso de meus inqueritos nos hospitaes e campos, interroguei de viva voz uns dois ou tres mil officiaes e soldados, representando quasi que todos os regimentos dos exercitos inglezes e todos os que recentemente haviam estado em serviço activo em campo. [...]
Em virtude deste inquerito visitei todas as cidades e communas de alguma importancia actualmente sob nossa occupação e havia pouco antes occupada pelos allemães, incluindo localidades a poucas centenas de metros da linhas allemãs."
(Excerto da introdução, Atrocidades allemãs na França; factos ainda não publicados)
Matérias:
- Atrocidades allemãs na França; factos ainda não publicados. - Processos do Inquerito. - Ultrages Contra Combatentes em Campanha. - Provas de Politica Systematica. - Tratamento das Populações Civis. - Ultrages Sobre Mulheres-Occupação Allemã de Bailleul. - Bens Particulares. - Observações durante uma Digressão Pelo Marne e Aisne.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Com sinais de humidade.
Raro.
Com interesse histórico.
20€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário