15 maio, 2019

INSTRUÇÕES PARA O USO DA METRALHADORA LIGEIRA 7ᵐᵐ,7 ᵐ/931 - MINISTÉRIO DA GUERRA. 3.ª Direcção Geral - 1.ª Repartição (Direcção da Arma de Infantaria). Lisboa, Imprensa Lucas & C.ª, [1932]. In-12.º (14,5cm) de 122, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com quadros e tabelas ao longo do texto.
"A metralhadora ligeira 7ᵐᵐ,7 m/931 é uma arma colectiva, de tiro tenso, destinada a fazer o tiro directo às pequenas e médias distâncias. Pode ainda fazer o tiro marchando e o tiro contra aviões voando a menos de 600 metros de altitude.
(Está em estudo um tripé para esta arma com as características do tripé Jessen utilizado pela metralhadora ligeira 7ᵐᵐ,7 m7/930.
É uma arma de tiro automático de cano fixo, sistema «tomada de gases num ponto do cano», com travamento da culatra por «inclinação».
A cadência de tiro é de 500 tiros por minuto (regulador de gases no «zero»). A velocidade prática do tiro é de 150 tiros por minuto, no tiro normal por rajadas curtas com rectificação de pontaria nos intervalos, podendo atingir o máximo de 200 tiros por minuto. Esta velocidade máxima não deve ser mantida por mais de um minuto.
O mecanismo de disparar é construído de fórma a permitir, por uma simples mudança do fecho de segurança, a execução do tiro simples (tiro a tiro) ou do tiro contínuo (automático)."
(Excerto do Cap. I, Características)
Índice:
I - Características. II - Munições. III - Organização geral da arma. IV - Organização balística da arma. V - Organização mecânica da arma. VI - Ferramentas e peças de reserva. VII - Manejo da metralhadora. VIII - Companhia de atiradores.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário