19 maio, 2019

REZENDE, João Januario Vianna de - PRODIGIOSOS EFFEITOS DO MAGNETISMO ANIMAL. Sonho : um delirio febril; ou extasis. Seguido da traducção do artigo que J. G. Millingen M. D. M. A. inseriu nas suas Curiosities of Medical Experience, Producção ingleza, de grande merito. Por... Lisboa, Typographia Universal, 1864. In-8.º (22,5 cm) de 146, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Obra insólita e muitíssimo curiosa. Padecendo de uma doença tropical que o deixou inconsciente, o autor passou para papel um "delírio" de 18 horas sem que disso tivesse dado acordo, ficando surpreendido quando, após a prostração, a criada lhe ter comunicado o que havia feito, o que confirmou mais tarde com a leitura do "manuscrito".
"O "Magnetismo Animal", "Medicina Magnética" ou "Magnetismo Curativo", seria a faculdade que o magnetizador teria em transformar o Fluido cósmico universal em fluido magnético e este por sua vez entrando nas nádis em fluido vital. Constituído por uma doutrina magnética denominada Mesmerismo, onde o seu conjunto de aforismos criava condições para práticas terapêuticas, este movimento desenvolveu-se no final do século XVIII e teve seu período áureo até ao fim do século XIX. Foi um dos primeiros movimentos em larga escala a despertar atenção do mundo académico ocidental para os fenómenos paranormais."
(Fonte: Wikiquote)
"Em 1864, foi publicado em Portugal o livro, Prodigiosos Effeitos do Magnetismo Animal onde o autor relatou como havia tomado conhecimento desta doutrina e os efeitos maravilhosos da mesma."
(Fonte: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/3836/1/TESE%20C.D.%20para%20Gravar.pdf)
"No mez de maio de 1862, estando na cidade de Loanda, tive uma d'aquellas febres d'Africa, geralmente chamadas de carneirada.
Estas doenças, quasi sempre terminam pela morte, quando atacam com violencia, como eu fui atacado; mas, alguns doentes teem a felicidade de escapar, e eu fui um destes: a minha cura não se fez esperar muito tempo, e se effeituou por modo tão singular, que chama a attenção dos curiosos, a quem os casos raros sempre interessam. [...]
No setimo dia veio o acesso febril; delirei, ou, para melhor dizer, cahi n'um somno extatico, que outra coisa não era; pois de tudo que nelle vi e ouvi, conservei perfeita recordação. Tendo contado esta historia a varias pessoas, gostaram da narração, e, por instancias dellas, me vejo obrigado a dar á luz o insignificante parto do estado morboso em que estive, por espaço de dezoito horas.
Parecia-me que andava viajando por aquelle delicioso clima da fronteira de França com a Italia; quando, n'uma casa em que estava hospedado, se conversava em diversos assumptos; e um dos circumstantes disse, com o riso nos labios: senhores, vou contar-vos uma historia, que bem prova a demencia humana..."
(Excerto de Magnetismo Animal)
Matérias:
- Aux Académies de Médecine et à tous les savants O. D. C. - Magnetismo Animal [sonho]. - Meditação sobre o sonho. - Magnetismo Animal : artigo extrahido e traduzido da obra de J. G. Millingen, M., F., M. A. intitulada Curiosities of Medical Experience publicada em Londres. - Advertencia do autor [referente à sua insatisfação com as condições técnicas da impressão do presente livro].
Encadernação em tela com título e autor manuscritos colado na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário