05 maio, 2019

LORAINE, Fanny - A MINHA PRIMEIRA VIAGEM À LUA : novela. Tradução do original por Álvaro Machado. Com ilustrações de Cristiano de Carvalho. Pôrto, Livraria Escolar "Progredior", 1937. In-8.º (19 cm) de 130, [6] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance de ficção científica. Fanny Loraine será o pseudónimo literário de Giuseppe Casagrande(?).
Livro muitíssimo valorizado pelos 9 desenhos em página inteira precedendo cada um dos capítulos que constituem a obra, e um outro, mais pequeno, na última página de texto, que reproduz o desenho do Cap. IX, todos da autoria de Cristiano de Carvalho (Porto, 1874 – Matosinhos, 1940), intelectual, político e artista português multifacetado - desenhador, ilustrador e caricaturista.

"O quimérico sonho dos poetas
Temsido sempre de ir à Lua...
Sonho literário? Sonho d'ascetas?
Não será isso loucura sua?
Subir, subir até à meseta
Longinqua da famosa Diana,
Até ver atingida a meta
Doa astro que argentea luz emana!

Já o famoso Jules Verne,

Com grande sabedoria
Nos tinha feito lá chegar
Embora com fantasia
Aquelas regiões etereas,
Com o fim de as devassar.

Eu também quiz demonstrar

Como se pode até à Lua ir.
Por isso escrevi êste livro;

Livro que acabo de fechar

Mas que outros podem abrir."

(Ao leitor - reproduzido da badana da capa)
"- Parece-me que daqui só saïremos feitos em pó - comentou Polínio, esfregando as mãos, como se ficasse muito satisfeito com o seu macabro prognóstico.
- Tranqüilize-se. - E o professor Schulze, sustendo fortemente o manípulo do quadrante, para assim manter a vertiginosa marcha da aeronave, que naquele mesmo momento acabava de se encontrar próximo da atracção entre a Terra e a Lua, disse ainda: - Não ficaremos feitos em pó porque estou plenamente convencido dos meus planos.
- Pelo menos, em pedaços, não lhe parece, miss Kathleen?- observou de novo Polínio, fixando còmicamente os olhos de uma jovem e intrépida americana, muito loira, muito formosa, e que havia abandonado a sua casa, a sua família e o seu país apenas com o firme propósito de acompanhar von Schulze na mais temerária das temerárias façanhas."
(Excerto do Cap. I, Nos domínios do infinito)
Índice:
I - Nos domínios do infinito. II - A ascensão maravilhosa. III - Com os pés na Lua. IV - Os astrónomos discordam. V - As surprêsas do nosso Satélite. VI - Do monte Everest ao monte Leibnitz. VII - Pérolas e anões. VIII - Da Lua não respondem! IX - A ultima esperança perdida?...
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário