13 maio, 2019

MACHADO, Raul - QUE É O ESPIRITISMO? Lisboa, União Gráfica, 1956. In-8.º (19,5cm) de 223, [1] p. ; [11] f. il. ; B. Colecção Verdade, 1
1.ª edição.
Trabalho que pretende refutar as bases do movimento espírita. O autor serve-se de exemplos práticos e teóricos, dos segredos de médiuns famosos, para demonstrar a pouca credibilidade do espiritismo.
Livro ilustrado com desenhos no texto, e em separado, com reproduções fotográficas das sessões espíritas estudadas no livro, impressas sobre papel couché.
"O presente trabalho mostrará que o espiritismo, como ciência, sem o fundamento necessário de fenómenos experimentais, não tem valor, nem razão de existir; como doutrina, eivada de absurdos filosóficos, deve ser rejeitado total e absolutamente. A doutrina da Igreja, por sua vez, ensina aos fiéis qual a atitude que devem assumir perante um acervo de absurdos doutrinários, recheado de perigos tenebrosos. Pelas folhas, pelos frutos, e não pela sombra, se conhece a árvora.
Ex fructibus... cognoscetis."
(Excerto do Prefácio)
Índice: 1.ª Parte - Segredos do Espiritismo. 2.ª Parte - Absurdos do Espiritismo. 3.ª Parte - Doutrina da Igreja. Apêndices: I) Espiritismo e Metafísica; II) A falibilidade de W. Crookes nas experiências espíritas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário