23 maio, 2019

THOMAZ, M. - ELOGIO // DE // RENATO DUGUAY // TROUIN, // TENENTE GENERAL // DAS ARMADAS NAVAES DE FRANÇA, // COMMENDADOR DA ORDEM REAL MILITAR // DE S. LUIZ, // Por M. THOMAZ, // Traduzido da lingua Franceza, com todas // as Notas, e huma Advertencia Proemial // do Traductor, que em parte póde ser- // vir para exame da Obra, // POR HUM HOMEM DE MAR, //Em Lisboa anno de 1774. // Discurso, que ganhou o premio da Academia // Franceza em 1761. // LISBOA // NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. // ANNO MDCCLXXIV. // Com licença da Real Meza Censoria. In-12.º (15cm) de LXXX, 114, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Tradução da biografia militar de René Duguay-Trouin (1673-1736), corsário francês ao serviço do monarca Luís XIV - o Rei Sol -, cujo maior feito de armas terá sido a conquista do Rio de Janeiro em Setembro de 1711, e que nesta obra é tratado com o devido relevo. O autor, Antoine Léonard Thomas (1732-1785), relata a vida do almirante francês através de uma narrativa pejada de incongruências e inverdades, só explicada por manifesto desconhecimento dos factos (ou sabujice).
Gaspar Pinheiro da Câmara Manuel (1766-1791), o Homem de mar que assina a tradução, é um experimentado oficial da marinha de guerra portuguesa, que corrige e "desmascara" com algum humor o Elogio. A sua Advertência proemial é uma lição de história, bem como as notas e referências históricas que preenchem parte substancial da tradução da obra.
"A maior acção, que se confiou a Duguay Trouin, e de que o Orador faz o mais relevante apreço, foi o ataque, e tomada do Rio de Janeiro: facção sempre memoravel, e conseguida na verdade com poucas forças, porém reduzida a fabula no elogio. Bastava escrever tudo o que se soubesse, e se presumisse do valor, prudencia, e disciplina daquelle Capitão; porém não contar trezentos canhões combinados para a defensa da entrada do Rio de Janeiro, aonde certamente não havia sessenta para este fim. Sete Náos, que servião de barreira ás Fortalezas, sendo sómente quatro, e desarmadas. Suppôr a Ilha das Cobras fortificada em 1711, quando a primeira pedra da sua fortificação foi lançada pelo Brigadeiro José da Silva Pais, que em 1736 partio de Lisboa para delinear as fortificações daquella parte da America."
(Excerto da Advertencia proemial)
Encadernação recente em meia de pele com cantos, e ferros gravados a ouro na lombada.
Livro em bom estado de conservação. Não possui errata (v. exemplar digitalizado da Biblioteca Nacional do Brasil), antes uma folha em branco, parte do livro, que nos leva a crer, salvo melhor opinião, ter saído dos prelos como está, sem emendas.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Peça de colecção.
750€

Sem comentários:

Enviar um comentário