24 novembro, 2018

RECORDAÇÕES DE GUERRA - A Obra do Comité de Socorros aos Militares e Civis portugueses prisioneiros de Guerra. (Secção de Berne (Pietas) - Secção de Lausanne). Sessão da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, realizada em 12 de Abril na seda da mesma Liga. Lisboa, Tipografia da L. C. G. G., Maio de 1934. In-4.º (25,5cm) de 64, [4] p. ; [6] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história dos prisioneiros portugueses da Grande Guerra.
Homenagem da Liga dos Combatentes ao Comité de Lausane de Socorros aos Prisioneiros Portugueses, internados na Alemanha, pelo empenho e trabalho desenvolvido na ajuda e protecção aos soldados portugueses em cativeiro.
Inclui os testemunhos e correspondência de prisioneiros de guerra portugueses enaltecendo a obra do «Comité de Lausanne», contendo alguns relatos de acontecimentos nos campos de prisioneiros.
Tiragem de 500 exemplares.
Livro ilustrado em separado com seis estampas impressas sobre papel couché reproduzindo dez fotogravuras: os retratos de prisioneiros de guerra, Coronel José Xavier Barbosa da Costa; Professor Dr. Hernani Cidade, Capitão de infantaria, miliciano; Professor Dr. José de Sousa Charrua, Alferes de artelharia, miliciano, e ainda os membros que compunham a Secção de Berna do Comité Português de Socorros aos Prisioneiros Portugueses (em pose e a trabalhar), e a reprodução fotográfica da "Lápide comemorativa do esforço dos soldados portugueses mortos no solo belga durante a Grande Guerra, inaugurada em Gand em 1928" e do Dr. Vasco Quevedo, Ministro de Portugal na Bélgica, discursando na inauguração do monumento.
"Em 12 de Abril de 1934 os Combatentes Portugueses da Grande Guerra deram público testemunho do seu reconhecimento aos compatriotas que em 1917-18 residiam na Suiça.
Como presidente da Junta Central da «Liga dos Combatentes da Grande Guerra», tive a satisfação de proclamar dos novos Sócios de Honra e os novos Sócios Beneméritos nesse memorável serão, assinalado indelévelmente nos fastos da Liga.
Pedem-me agora um prefácio, para a obra impressa que vai registar essa assembleia solene. Não o podia recusar, pois êste convite traduz uma significativa homenagem a todos os antigos Combatentes, representados pelo modesto camarada que, mercê da insistência de amigos, se encontrou na emergência de tão alto pôsto de honra.
Se me solicitassem que repetisse as palavras ditas com emoção, mas descoloridas e só meritórias pela sinceridade, não as poderia reproduzir. Não as escrevi. Pensei o que tinha a dizer, mas a memória falhou-me. Assim, falei de improviso, o que mereceu o generoso aplauso daqueles a quem endereçava as expressões do nosso reconhecimento colectivo e o assentimento fraterno dos que tão apagadamente ali representei.
Falou então o coração. E agora é ainda o coração que dita êste prefácio, impossibilitado como estou de o escrever, pelas mutilações que atestam os meus serviços militares em campanha.
Dos Combatentes, aqueles que sofreram o duro cativeiro na Alemanha, aquelas centenas de oficiais e de praças que no dia 9 de Abril - tantos caídos com os seus gloriosos ferimentos - foram internados nos hospitais do inimigo e nos seus campos de prisioneiros, todos devem especial gratidão aos portugueses que, vivendo na neutra Suiça, constituiram um Comité de Socorro aos seus irmãos de Raça e de Pátria, e lhes levaram tantos carinhos e confôrtos. Os únicos que os Prisioneiros receberam na terra hostil onde eram cativos. [...]
Nos catres dos hospitais militares alemãis e nos horríveis campos de prisioneiros, rodeados do obsecante arame farpado e vivendo horas de cruelíssima incerteza, uma só ligação com a Pátria, com as famílias distantes: a ligação mantida pelo "Comité de Lausanne"."
(Excerto do prefácio do Coronel José Xavier Barbosa da Costa, Inválido de Guerra)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico.
A BNP dispõe de apenas um exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário