06 novembro, 2018

ALVES, Adelino - AS "VISÕES" DA LADEIRA : realidade ou mistificação? [S.l.], [s.n. - Gráfica Almondina, Torres Novas], 1978. In-8.º (21cm) de 64 p. ; B.
1.ª edição.
Trabalho de investigação levado a cabo pelo autor visando desmistificar o fenómeno da Ladeira do Pinheiro protagonizado por Maria da Conceição, a vidente, publicado em artigos no jornal O Dia, e neste livro reunidos.
"Natural de Riachos, Torres Novas, Maria da Conceição Mendes Horta tinha 39 anos quando, internada no Hospital da Misericórdia, na Golegã, com uma leucemia, viu uma imagem do Senhor dos Passos a mexer-se. Terá ficado curada, afirmando desde então que tinha visões e falava com os Santos, reunindo ao seu redor um grupo de fiéis que chegou a trazer à Ladeira do Pinheiro pessoas do outro lado do Atlântico. Morreria em 2003, aos 72 anos, poucas semanas depois de ter sido excomungada por um ramo da Igreja Ortodoxa polaca, a única que apoiou o culto.
É uma história feita de vários episódios e uma certa mística de mártir que sempre rodeou Maria da Conceição, conhecida entre os fiéis por “Mãe Maria” ou “Santa da Ladeira” e pelos céticos como “bruxa da Meia Via”. Casada por duas vezes, tendo ficado viúva do primeiro marido, teve as suas primeiras visões nos anos 60, procurando desde então que o seu culto fosse aceite pela Igreja Católica. Não só nunca foi aceite como Maria da Conceição entrou em litígio com o pároco local.
A sua casa foi fechada pela GNR em 1972 e só depois do 25 de Abril, e com o fim do Estado Novo, a Igreja Católica Ortodoxa de Portugal deu o seu apoio a Maria da Conceição, criando-se o início da institucionalização do culto."
(fonte: www.mediotejo.net)
"Unicamente movido pelo interesse de servir a verdade, propus-me escrever, no jornal onde trabalho («O Dia»), um simples artigo sobre o famigerado «caso» da Ladeira do Pinheiro, mas, a breve trecho, verifiquei que me encontrava perante tarefa de maior fôlego, pelo que, durante dezassete dias, fui discorrendo sobre o assunto.
Muitos foram os leitores que me incitaram a publicar, em opúsculo, este trabalho, para que não morresse nas páginas fugazes dum jornal. Convicto, pois, de que prestarei um contributo, ainda que modesto, à verdade, aqui o ofereço a todas as pessoas bem intencionadas; a todas as pessoas que desejem ser esclarecidas."
(Palavras prévias do autor)
"Foi «O Dia» contactado para publicar o texto de uma carta que vários «peregrinos» da Ladeira do Pinheiro decidiram enviar ao Sr. Bispo de Santarém, a propósito da sua recente nota em que, mais uma vez, se declaravam não dignas de crédito as supostas aparições naquele local.
Nessa carta, que se diz ter sido assinada por cerca de 2 200 pessoas, os «signatários (...) vêm manifestar o mais veemente protesto contra a publicação da dita nota, a quel se apresenta isenta de razão e consciência, com total desrespeito por aqueles que há longos anos têm acompanhado muito perto todos os acontecimentos e casos sobrenaturais manifestados na Ladeira do Pinheiro». E prossegue a carta enviada ao prelado escalabitano: «Seria longa, mas muito longa, a nossa descrição sobre os principais acontecimentos lá ocorridos; e, até agora, como resposta, apenas tentativas de destruição se têm deparado da parte dalguns eclesiásticos. É pena haver quem afirme factos que não conhece ou dizer o que concretamente não sabe. A resposta concreta já teria aparecido se da parte dos responsáveis da Igreja Católica tivesse havido um inquérito consciencioso, isento de quaisquer subterfúgios. [...] A Ladeira do Pinheiro, como há muito se tem dito, é a continuação da mensagem de Fátima; local de penitência e oração; onde se canta e reza fervorosamente e onde a união de milhares de fiéis com Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, é uma constante. No meio de tanta confusão que vai por esse mundo além, é uma felicidade sentirmos a presença de Deus neste santo local»."
(Excerto de Cristãos em rebeldia contra a Igreja)
Matérias:
- Palavras prévias. - Cristãos em rebeldia contra a Igreja. - Mais de duzentas «aparições» desde 1930 até aos nossos dias... - Quando é verdadeira ou falsa uma aparição sobrenatural. - Quem é a «vidente». - Historietas para noites de Inverno. - O «milagre dos milagres». - Os satélites eram a luz do «Divino Espírito Santo»... - Só desgraças e tragédias. - Filmou o céu... e viu a Santíssima Trindade. - No restaurante «Garrafinhas». - «Clemente XV» foi hóspede da «vidente»! - O tribunal não absolveu a «vidente». Os «exorcismos». - Decidiu fazer «milagres». - São deste nível as «mensagens» da «vidente». - «Todos são chamados à pedra!». - Algo na sombra sustenta a Ladeira. - Surge no processo a Igreja Ortodoxa. - Pela vitória do bom senso! - O Bispo de Leiria exorta os peregrinos de Fátima a que não visitem a Ladeira.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse local e religioso.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário