09 novembro, 2018

LONGUS - DAFNIS E CLOÉ. Versão de Ferreira Martins. Lisboa, Guimarães & C.ª - Editores, 1912. In-8.º (16,5 cm) de 140, [4] p. ; [5] f. il. ; B.
1.ª edição.
Romance erótico ao gosto da época. Versão livre de um clássico da literatura grega. Ilustrado com cinco bonitas estampas intercaladas no texto, impressas sobre papel couché.
Dáfnis e Cloé, também chamado As pastorais, é um romance escrito por Longo de Lesbos no século II ou III d.C. O romance, ao estilo bucólico, conta a história de dois jovens pastores que vivem no campo e se apaixonam intensamente, em plena harmonia com a natureza e sob a bênção dos deuses. (Wikipédia)
"A cabeleira negra como ebano, caía sobre o pescoço brunido pela brisa, podendo dizer-se que a sombra dos cabelos escurecia a pele. Cloé que olhava para elle, achou-o formoso. E como até então não havia reparado na sua beleza, imajinou que era o banho que lh'a dava. Ela propria lhe lavou as costas, encontrando tão suave a pele, que dissimuladamente tocou muitas vezes na sua, duvidando qual dos dois teria corpo mais delicado.
Já o sol ia no ocaso quando ambos regressaram aos estabulos com seus rebanhos. Desde então Cloé não tinha maior desejo do que ver Dafnis banhar-se de novo."
(Excerto do Livro Primeiro)
Longo (gr. Λόγγος, lat. Longus). "Escritor grego do século II d.C, autor do romance pastoral Dáfnis e Cloé, sem dúvida o mais bem sucedido dos romances gregos conhecidos, e que goza da maior estima na Europa, desde o barroco até os nossos dias. Como acontece com todos os romancistas gregos, não sabemos quase nada sobre este Longo; não é mesmo certo que era de Lesbos, porque embora, no século II, houvesse uma família romana com esse apelido na ilha, as suas descrições geográficas têm muito de literário e algumas imprecisões óbvias. Em termos de datação, tanto para a retórica do seu estilo como para certos paralelos com a pintura mural romana entre 130 e 160 d.C, os estudiosos são unânimes em colocar a obra em meados ou final do segundo século, começo do século III."
(Fonte: http://www.mcnbiografias.com/app-bio/do/show?key=longo-de-lesbos)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos. Lombada apresenta falhas de papel. Deve ser encadernado.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário