01 novembro, 2018

RECOPILAÇÃO DO DIREITO CANONICO E DOUTORES SOBRE A QUESTÃO DE JURISDICÇÃO ECCLESIASTICA. POR UM SACERDOTE SECULAR DO BISPADO DE VISEU. Coimbra: Imprensa de Trovão, & Comp.ª - 1840. In-8.º (21,5cm) de 47, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante obra sobre a disciplina eclesiástica, incidindo sobretudo na legitimidade dos vigários capitulares em substituir os Bispos ausentes das suas dioceses - das suas obrigações e afazeres.
"Ha cinco annos que constantemente se falla e se escreve sobre a legitimidade canonica dos Vigarios Capitulares; e para se dar valor e legalidade aos seus actos, por diversas causas se tem pretendido mostrar as Sés vagas, ou impedidas: e quando se tem querido espalhar a luzes da evidencia sobre tão importante materia, pelo contrario se tem obscurecido e desfigurado, offerecendo-se argumentos em que se descobrem antes motivos de capricho, do que razões de Direito bem fundadas. Sempre a paixão cega: e não é por isso muito facil ao homem voltar sobre seus passos, e marchar desembaraçado de prevenções, e ainda de condescendencias pouco airosas pelo caminho seguro das Leis e da Justiça, até deparar com a verdade, posto que fugitiva, sempre augusta. Pessoas aliás de merecimento e literatura tem sustentado e deffendido aquellas vacaturas ou quasi vacaturas, e pennas igualmente bem apparadas as tem negado, produzindo razões e principios incontrastaveis; mas infelizmente até'gora sem effeito, ou porque se tem tido em pouco materia de tamanha gravidade, ou porque se lhe não tem querido dar o devido assenso. Não posso eu, nem devo por todos os motivos, esperar melhor fortuna; entretanto tocarei neste objecto, tanto quanto permittir a minha pequena capacidade, apontando as fontes, e extrahindo a doutrina Canonica respectivamente ás obrigações e direitos dos Bispos, e dos seus Cabidos assim como qual a pratica seguida neste Reino desde tempos mais remotos."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Aparado à cabeça. Capas simples, frágeis, com defeitos. Para encadernar.
Muito raro.
Com interesse jurídico, histórico e religioso.
Sem registo na BNP, ou outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário