28 novembro, 2018

DÉSORMEAUX, Dr. - HYSTERISMO. 2.ª edição. Lisboa, Livraria do Povo : Silva & Carneiro, [191-]. In-8.º (16cm) de 62, [2] p. ; B. Bibliotheca Sexual, N.º 8
Interessante trabalho sobre o histeria à luz dos conhecimentos da época sobre a matéria.
"Uma constituição delicada, um temperamento nervoso, uma sensibilidade exquisita, uma educação demasiado livre, uma grande excitação uterina, a erupção tardia, difficil, ou o desarranjo dos menstruos, a continencia, o onanismo, ás vezes os excessos do coito, taes sãao as causas phisicas a que geralmente se attribue a producção do hysterismo.
As causas moraes d'esta doença são: imaginação ardente, coração muito terno, affecções penosas da alma, amor contrariado, sentimentos de ciume ou de inveja, e, em geral, as contrariedades de toda a especie, tão multiplas e frequentes na juventude.
Se submettermos estas causas a uma ligeira analyse reconheceremos sem difficuldade que a sua acção se exerce no cerebro principalmente e no systema uterino; que aquellas que a principio influem sobre as partes genitaes vão em seguida agir sobre o cerebro, e que n'esta doença por conseguinte, como em todas as do mesmo genero, o cerebro é o limite de todas as influencias morbidas."
(Excerto do Cap. II, Causas do hysterismo)
Summario:
I - Symptomas do hysterismo. II - Causas do hysterismo. III - Séde do hysterismo. IV - Fórmas extraordinarias do hysterismo. V - Tratamento do hysterismo.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário