23 novembro, 2018

AZEVEDO, José João da Silva - EXPLICAÇÕES ÁCERCA DA CITHRALIA E DO PARTIDO QUE PÓDE TIRAR-SE D'ESTE NOVO INSTRUMENTO DE CORDAS. Pelo seu organisador... Em 30 de Junho de 1867. Porto, Typographia Comercial, 1867. In-8.º (20,5 cm) de 15, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Monografia sobre a cithralia, um novo instrumento musical de 7 cordas derivado da guitarra, invenção do autor. Figurou na Exposição Musical de Milão, em 1881. Ao longo do opúsculo, José Azevedo descreve o instrumento, que reputa de "mais perfeito" que a guitarra, e expõe as informações técnicas e o modo de o afinar e tocar.
Ilustrado no texto com partituras, e em separado com uma gravura da Cithralia.
"Não é para fallar dos preceitos da musica theorica e pratica, que pego na penna; porque uma e outra cousa se acha tractada no maior gráu de claresa, em a arte que o professor de musica Antonio da Silva Leite, da cidade do Porto, fez imprimir, em cuja arte as pessoas que quizerem estudar musica como o mais exacto fundamento poderão adquirir todos os conhecimentos necessarios. Pego sim d'ella unicamente para fazer algumas explicações ácerca das difficuldades que o estudo e paciencia me fizeram vencer, depois que transformei a antiga guitarra em um outro instrumento, mais perfeito, que denominei = Cithralia = É pois este instrumento derivado da antiga guitarra, de que tracta aquella arte; mas é differente na figura, na encorduadura, e na afinação."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse (sumida) na f. rosto.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário