20 novembro, 2018

JACINTA. Episódios inéditos das aparições de Nossa Senhora. Florinhas de Fátima. [Autor: Irmã Lúcia de Jesus]. [Coordenação: José Galamba de Oliveira]. [Preâmbulo: D. José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria]. [Leiria], Edição do Santuário, 1938. In-4.º (23,5 cm) de VIII, 81, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Rara edição original deste trabalho organizado, anotado e desenvolvido pelo Cónego José Galamba de Oliveira a partir dos testemunhos da Irmã Lúcia sobre Jacinta, escritos a pedido expresso de D. José, Bispo de Leiria.
Livro superiormente ilustrado com belíssimos desenhos nas paginas de texto.
"Na Cova da Iria, levantam-se edifícios em honra da Senhora - hospital, Casas de Retiros e já surge, em linhas tão simples como esbeltas, a futura igreja que lhe será consagrada.
Quem fêz êstes prodígios?
No orçamento portugês, Fátima não pesa e nada ainda se pediu a ninguém para o Santuário.
Repito: quem fêz êstes prodígios? - Nossa Senhora, realizando, mais uma vez, a predição de que tôdas as gerações a proclamarão bem-aventurada.
Como apareceu êste livro? preguntar-se-à.
Dos três videntes, não conheci os mais pequeninos. Francisco e Jacinta tinham falecido, quando tomei posse da Diocese de Leiria.
Quando da transladação do caixãozinho de Jacinta, de Vila Nova de Ourém para Fátima, enviei uma das fotografias à Irmã Maria Lúcia de Jesus. Agradeceu-ma e, na sua carta, havia o seguinte trecho:
«Agradeço reconhecidíssima as fotografias. [...] Tenho esperança de que o Senhor, para glória da Santíssima Virgem, lhe concederá a auréola da santidade. Ela era criança só de anos. No demais sabia já praticar a virtude e mostrar a Deus e à Santíssima Virgem o seu amor pela prática do sacrifício. [...]»
Pedi-lhe então que escrevesse os pormenores do que se lembrasse. Obtida licença dos seus Superiores, mandou-me uns apontamentos que o Rev. Dr. José Galamba de Oliveira, professor do Seminário de Leiria, ordenou, a meu pedido. [...]
Da leitura dêste livrinho ressalta a acção da graça de Deus sôbre as almas dos pequeninos pastores, exemplo para todos, prova irrefragável da veracidade da Aparição, início da conversão de tantos, maravilha da graça divina maior do que todos os monumentos de pedra ou mármore que poderiam levantar à glória da bendita Mãi do Céu."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa cansada com defeitos marginais e pequenas falhas de papel. Sem capa posterior. Pelo interesse e raridade, a justificar trabalho de recuperação e encadernação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário