29 novembro, 2018

ALMEIDA, Humberto d' - MEMORIAS DUM EXPEDICIONARIO A FRANÇA. (Com a 2.ª Brigada d'Infantaria). 1917-1918. [Por]... Alf. de inf. Porto, Tipografia Sequeira, 1919. In-8.º (19cm) de 184 p. ; B.
1.ª edição.
Rara edição original do "diário" do autor, escrito ao longo do período em que integrou as forças do C. E. P., na Flandres, durante a Grande Guerra. Trata-se de uma das mais importantes obras coevas publicadas sobre o tema da WW1.
"Ahi ficam essas paginas despidas de fantasia e cheias de verdade.
Recordo nelas algumas gloriosas passagens em que um punhado de lusos, num santo amor de patria, se cobriram de gloria e se imolaram num sublime sacrificio. Nestas despretensiosas paginas eu tento recordar alguns dos épicos arrancos da alma portugueza na maior guerra de todos os tempos! E o que vae de grandeza nesses arrancos bemditos!... Elles são bem gritos de Patria, fulgurações rutilantes do passado, é a alma portugueza que desperta, são os pequenos e os obscuros a mostrar, a evidenciar que é infinda a energia deste povo imortal! E a maneira afavel e carinhoso como aquelle bom povo francez recebia les petits bleus aux yeux noirs entrecorta de quando em quando a descrição d'algumas façanhas épicas que accentúam o que vale a têmpera do animo portuguez! E a recordação dos nossos queridos mortos?!... Os cemiterios imensos com as suas cruzes tôscas lá ficaram na Flandres martirisada a atestar o sacrificio e a abnegação de que é capaz este bom povo quando a sua ambição é justa e o seu ideal divino! Que o seu sangue nos redima..."
(Preâmbulo, Ao leitor)
Índice:
- Ao leitor. - Portugal! - França! - Ce sont des bonnes gents. - Partida para o front. - Dans la fournaise. - Noite de trincheiras. - Neuve-Chapelle! - De vez... - Como se evita falar com inglezes. - O dia de Santo Antonio de 1917. - Como se despediu a brigada ingleza do kamarada boche. - Homenagem aos primeiros mortos. - Afectos de guerra. - A familia Deschildre. - C'est trôpe de noblesse. - O ataque a infantaria 7. - O bravo alféres miliciano Hernani Cidade. - O que um general inglez disse do glorioso capitão Augusto Casimiro. - Os meus inolvidaveis camaradas da "Briosa". - Em instrucção. - Madrugada de 14 de Setembro - O raid a Infantaria 7 - Ao valente alféres Teixeira. - Licença de campanha. - Pariz! - No "Jardim da Europa". - Après la guerre... fini... - Para "Les-Tourbières". - A parada em Marthes. - De novo. - Le-Touret. - O sector de Ferme du Bois. - A despedida do ano de 1917. - A livraria Guyquières. - Noites de inverno nas trincheiras da Flandres. - Vieille-Chapelle - Terra Martyr. - A trágica semana - Ao bravo capitão Gonzaga. - C'est la guerre - Ao alféres Silveira. - Uma que vinha bem dirigida. - Honra portugueza - Ao capitão A. Souza. - Se a guerra é isso... - Para Croix Marmuse. - Horas tragicas. - O 9 de abril - Aos heroes dêsse memoravel dia. - São bons combatentes... - On ne passe pas! - Cvando. - Nas vésperas do armisticio.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Humberto de Almeida (1896-1971). "Natural de Bragança. Quando estudava na Faculdade de Engenharia do Porto, aos 20 anos, foi mobilizado para o Corpo Expedicionário Português (CEP), tendo servido na 2.ª Brigada de Infantaria, em Neuve Chapelle, em França, como oficial de ligação do Estado-Maior, com os militares ingleses, o que lhe permitiu ter estado várias vezes na linha da frente, e sempre em contacto com ela. Depois do conflito armado, fez o Curso Especial de Infantaria na Escola Militar do Exército e, em 1924, retomou os estudos na Universidade do Porto onde se licenciou em Ciências Físico-Químicas e em Engenharia Químico-Industrial, tendo optado pela carreira académica, jubilou-se em 1966, como professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto."
(Fonte: bomdia.eu)
Raro.
Com interesse histórico e biblográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário