17 novembro, 2018

ARANHA, Brito - LAGRIMAS E SAUDADES. (Duas palavras ao sr. Teophilo Ottoni acerca de Rebello da Silva). Por... Lisboa, Imprensa de J. G. de Sousa Neves, 1872. In-8.º (16cm) de 48 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Elogio público a Luís Augusto Rebelo da Silva, iminente escritor e estadista, falecido no ano anterior à publicação deste opúsculo.
Ilustrado com um retrato do elogiado em separado.
"Rebello da Silva era jornalista distincto, romancista historico de grande merito, orador notavel, e, principalmente, estylista inimitavel. São estas, para nós, as suas qualidades mais attendiveis.
Como estadista, Rebello da Silva deixou no ministerio da marinha, e temolo ouvido confirmar a vários antigos funccionarios d'aquella secretaria de estado, mui honrosamente assignalada a sua passagem pelas altas regiões do poder. Fez bastante na curta permanencia nos conselhos da corôa, e ainda lhe sobraram boa vontade e ardor civivo para muito mais, se as circumstancias politicas lh'o permittissem."
(Excerto do Cap. VII)
Pedro Venceslau de Brito Aranha (1833-1914). "Nasceu em 1833. Aos 16 anos começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo. Mais tarde, devido ao seu cariz autodidacta, alcançou uma cultura acima da média. Colaborou nos mais diversos jornais e revistas. Foi escritor, jornalista e bibliógrafo português, continuador do trabalho de Inocêncio na produção do Dicionário Bibliográfico Português. Foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, para o qual foi eleito em 1 de Julho de 1886. As obras mais significativas de Brito Aranha são as seguintes: Leituras Populares, Instrutivas e Morais (1872); A Marinha Grande (1870); Memorias Histórico-Estatísticas de Algumas Vilas e Povoações de Portugal (1871); A Obra Monumental de Luís de Camões (1886); Subsídios para a História do Jornalismo nas Províncias Ultramarinas Portuguesas (1875); Nota Acerca das Invasões Francesas em Portugal (1909). Brito Aranha morreu em 1914."
(Fonte: teoriadojornalismo.ufp.edu.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral do conservação. Capas frágeis e oxidadas, com defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário