14 novembro, 2018

CABRAL, Cesar Amadeu da Costa - ALELUIA PORTUGUÊSA! Alocução proferida na sessão solene realisada no Liceu Alves Martins em homenagem aos Herois Desconhecidos da Grande Guerra - Abril de 1921 - [S.l.], Typographia Visiense, 1921. In-8.º (20,5cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"No 9 de abril, os soldados, os soldados de Portugal, bem sacrificados por arduo e aturado serviço, tinham a missão de guardar no sector e até á ultima extremidade, o sistema de entricheiramentos, em que consistia a linha de vigilancia do exercito inglês.
Não são os nossos aliados inglêses propensos a elogiar os estranhos, muito principalmente quando esses louvores lhes não possam dirimir responsabilidades; porém a imprensa britanica foi justa na apreciação dos factos. Assim o atestam O Times e o Daily Mail de 11 de abril de 1918.
No entanto deu-se o desastre, porque a frente, guarnecida pelos Portuguêses, tinha uma pequena divisão sem as competentes reservas a apoiá-la (pois de Portugal já não marchavam soldados) e sobre ela os alemães lançaram forças consideraveis ao ataque. Houve panico é certo, sobretudo para a rectaguarda; mas que de heroicidade não houve nos combatentes da frente!
Os inglêses dizem: «pequenos grupos de portuguêses mantiveram-se, porém, batendo-se desesperadamente, embora rodeados por forças consideraveis; em Lacouture os restos dum batalhão bateram-se homericamente»."
(Excerto da Alocução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar registado na sua base de dados.
Indiponível

Sem comentários:

Enviar um comentário