16 novembro, 2018

MAGNO, Capitão David - LIVRO DA GUERRA DE PORTUGAL NA FLANDRES. Descrição militar histórica do C. E. P. Recordação das trincheiras, da batalha e do cativeiro. Figuras, factos e impressões. Volume I [e Volume II]. Porto, Companhia Portugueza Editora, 1921. 2 vols in-8.º (18,5cm) de 270, [2] p. ; [7] f. il. (I) e 194, [6] p. ; [6] f. il. (II) ; E. num único tomo
1.ª edição.
Obra em 2 volumes (completa), dedicada pelo autor ao Presidente da República António José de Almeida, aos Generais Alves Roçadas, Ferreira Gil e Sousa Rosa, e aos Governadores Xavier de Castro e Massano de Amorim. Trata-se de uma das mais importantes obras coevas que se publicaram sobre a Grande Guerra e o esforço militar português em França.
Ilustrada com 13 estampas, impressas sobre papel couché, distribuídas pelos dois tomos, uma delas, um mapa em folha desdobrável, - "Sector português. Situação das nossas forças na manhã de 9 de Abril".
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do filho de David Magno, Júlio, "ao Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Ten.-Coronel Vences e Costa, Mui Digno Comandante do Regimento de Infantaria N.º 13, com a homenagem e gratidão ao Homem de Honra e ao Militar Insigne".
"Como oficial que ao meu batalhão mais assisti e como campeão do sofrimento da batalha, tendo as minhas fileiras dado à Grande Guerra o primeiro e o ultimo sangue de infantaria n.º 13 e os derradeiros mortos e feridos pela infantaria alemã na Flandres;
Como ajudante da Brigada do Minho e emfim como capitão que durante mais de dois anos fui obreiro e testemunha do Corpo Expedicionário (tendo ainda a minha assinatura ligada a um dos factos de mais benéfica influencia no C. E. P.); - publico estas Minhas Memórias, tendo escrupulisado em as produzir com a maior fidelidade possível, sem esquecer quanto se deve à Patria e a cada um.
Por espírito de justiça para com todos esses Esquecidos e Desconhecidos das trincheiras e mesmo da batalha, adicionei-lhe as monografias das unidades, as quais eram uma necessidade, não só porque muitos arquivos se perderam mas ainda porque se devem unir todos os valores e conciliar todos os interesses.
Constitue este dificilimo encadeamento de quanto vi e senti, e de quanto de positivo se passou na guerra, o primeiro estudo do C. E. P., espécie de codificação de todas as Figuras, de todos os Factos e de várias Impressões, o qual pretende corrigir muitas dessas desvairadas fantasias, lançadas à voracidade das multidões ignárias."
(Excerto de Palavras de apresentação)
David José Gonçalves Magno (1877-1957). "Nasceu em Lamego a 17 de Agosto de 1877. Seguiu carreira militar, sendo promovido a alferes em 22 de Dezembro de 1906. Começou por se distinguir em Angola, ao conseguir avançar para o interior e impor a presença portuguesa na região dos Dembos Orientais. Combateu depois em França, durante a Primeira Guerra Mundial, onde foi condecorado com a cruz de guerra e a cruz de Cristo com palma. A sua acção no CEP não foi, contudo, consensual nem isenta de polémica, levando-o a pedir julgamento pelas acusações de que foi alvo. Acabou por ser absolvido e confirmar a relevância dos seus serviços. Já no período de Ditadura Militar, e no contexto da revolta de 3 de Fevereiro de 1927, foi deportado para o Sul de Angola, passando pelos Açores e Guiné. Mais tarde foi reintegrado, sendo promovido a Major mas a 14 de Março de 1932 optou por passar à situação de reserva. Paralelamente à sua carreira militar exerceu intensa actividade literária, sendo autor de diversas obras, algumas das quais escritas com base na sua experiência de guerra, para além de ter sido membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, da Revista Militar e da Comissão de História Militar."
(Fonte: Fonte:http://www.portugal1914.org)
Índice do I Volume:
- A nossa intervenção. - A despedida. - A viagem. - A Flandres. - Em instrução. - Nas trincheiras. - Episódios das linhas. - O esforço do C. E. P. até 9 de abril. - A Divisão na batalha. - A acção das brigadas. - Vesperas da batalha do 13. - O avanço do 15. - As evoluções do 13 sob o vendaval. - As avançadas do 13 e 16. - No reduto de Lacouture. - Nos campos de Lawe. - Depois do 9 de abril. - Para a frente. - Os portugueses em Lille. - Os portugueses na Belgica. - A nossa infantaria na Belgica. - Resultados numericos. - Para sempre. - Conclusões.
Índice do II Volume:
- Legionarios da Flandres. - Metralhadoras, Morteiros e Pioneiros. - Detalhe da artilharia em 9 de abril. - A nossa artilharia na Belgica. - História dos batalhões. - O cativeiro.
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta anterior e na lombada. Conserva a capa de brochura do 1.º volume.
Exemplar em bom estado de conservação. Com sublinhados, notas e correcções ao longo do texto, por certo, obra do militar a que o autor ofertou o livro.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário