22 novembro, 2018

GODINHO, Vitorino - ALGUMAS PALAVRAS SOBRE METRALHADORAS. [Por]... Capitão de Infantaria e do Estado Maior. Lisboa, Composto e impresso na Typ. La Bécarre de Francisco J. Carneiro, [1912]. In-8.º (22,5cm) de 63, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre as metralhadoras, arma de guerra que principiava a ser produzida em massa na época, e cujo balão de ensaio seria a 1.ª Guerra Mundial (1914-1918).
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Apezar de se ter escrito já hoje bastante sobre «Metralhadoras», não só nas revistas militares, como em livros especialmente destinados ao assunto, e todos os paizes procurarem dotar os seus exercitos o mais largamente possivel com estas maquinas de guerra, é certo haver ainda por toda a parte alguma hesitação sobre o seu emprego tactico, bem como sobre o seu agrupamento organico."
(Excerto do preâmbulo)
Índice:
I - Breve noticia historica. II - Principaes caracteristicas e propriedades tacticas das metralhadoras. III - A moderna metralhadora de guerra: Campanhas coloniaes; Guerra de Cuba; Guerra anglo-boer; Guerra russo-japoneza. IV - Emprego das metralhadoras: Ofensiva; Defensiva; Alguns casos especiaes: Metralhadora na guarda avançada; Metralhadora na guarda da rectaguarda; Metralhadora em ligação com a cavalaria; Metralhadora em ligação com a artilharia. V - Agrupamento de metralhadoras: A metralhadora arma especial; Constituição das unidades de metralhadoras; Subordinação das unidades tacticas de metralhadoras.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário