17 junho, 2018

SYDER, José - JOGO DE "DAMAS". Guia contendo as melhoras fórmas de ataque e defeza a 40 «sahidas» com 440 jogos, 150 problemas na maior parte desconhecidos, e alguns jogos curiosos. Lisboa, Officina Tipographica, 1903. In-8.º (18 cm) de XIII, [3], 227, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Curioso manual do «Jogo das Damas», o primeiro que sobre este assunto se publicou entre nós.
Ilustrado no texto com tabuleiros de jogo simulando diversos movimentos de 'ataque' e 'defesa'.
"Cada um com a sua mania; a mim deu-me para querer divulgar os conhecimentos sobre o jogo das "Damas" e por isso resolvi publicar este livro: creio que em portuguez nada ha escripto sobre o assumpto.
Este jogo, que á primeira vista, se nos figura facil, está longe de o ser; é tão vasto em combinações que as maiores aptidões recuam diante de certos problemas, e as hypotheses em cada jogo são tão variadas, que não ha jogador que possa dizer: «nada mais tenho que aprender.» É tanto ou mais difficil como o «Xadrez» e d'esta opinião ha muitas autoridades que o asseveram."
(Excerto do prefácio)
Índice:
Prefacio. Leis do jogo. Explicações e abreviaturas. Instrucções. Primeira Parte: Sahidas. Segunda Parte: Problemas. Terceira Parte: Jogos curiosos. Erratas.
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro nas pasta frontal e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Folha de rosto com pequeno rasgão (sem perda de papel). Folha de guarda posterior apresenta-se rasgada, com perda de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário