27 junho, 2018

CARDOSO, Nuno Catharino - CAMILO CASTELO BRANCO E DOM PEDRO V (subsídios para a vida e história do grande escritor). Lisboa, Edição do Autor, 1956. In-8.º (21cm) de 4 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante peça camiliana. Descrição dos encontros de D. Pedro V com Camilo na Cadeia da Relação do Porto, e reflexões do autor acerca do assunto.
Tiragem de 150 exemplares.
"Em Novembro de 1860. D. Pedro V foi ao Porto e visitou as Cadeias da Relação, cujo ar pestilencial, por absoluta falta de condições higiénicas, era irrespirável.
Tinha então o Monarca 23 anos de idade e a alma povoada de sonhos. Amava o povo e os seus padecimentos afligiam-no.
Como se sabe, Camilo estava preso na Cadeia da Relação do Porto, desde 1 de Outubro de 1860, tendo-se apresentado voluntàriamente à prisão. D. Ana Plácido, sua cúmplice e esposa do comerciante Manuel Pinheiro Alves, havia sido presa anteriormente, levando consigo uma criança de colo, o desventurado Manuel Plácido, a que alude Camilo nas «Scenas da Hora final».
Eram mais de cinco horas da tarde do dia 23 de Novembro de 1860, quando D. Pedro V, acompanhado pelo Marquês de Loulé, Presidente do Conselho, visitou na Cadeia Camilo Castelo Branco.
Não esperava encontrá-lo aqui, disse o Rei.
Estimo que se livre cedo."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Não consta do Catálogo bibliográfico camiliano de Miguel de Carvalho.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário