02 junho, 2018

BATTAGLIA, Eugenio - NÃO HA DEUS, NEM ALMA! O Universo sem enigmas. Lisboa, Livraria Barateira, 1924. In-8.º (19cm) de 116, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio composto por um conjunto de conceitos e teorias, onde o autor discorre sobre ciência e religião, mas também sobre assuntos banais do quotidiano.
"O estudo de questões filozoficas e de todas aquelas que com estas se relacionem, foi sempre e será muito do meu agrado.
Logo desde a mais tenra infancia, abandonado por aqueles que tinham o efetivo dever de me acompanhar os passos, abandonado a mãos mercenarias, interessadas em prolongar indefinidamente o meu estadio escolar, me tornei involuntariamente um pensador.
Desde novo me retraí, desde novo abracei cruzadamente todos os fantasticos problemas universais e se só tardiamente apareci como trabalhador do Pensamento, tal se deve á minha longa mocidade, que, devido igualmente ao abandono referido, não foi mais alem nem mais aquem, de uma irrequieta, silencioza, premente e saudoza distilação de alguns tecidos."
(Excerto do preâmbulo, Pródomo)
"Não iremos de forma alguma aprezentar ao leitor a historia da Filozofia, falando nas teorias dos afamados filozofos gregos, nas apreciações e dogmas dos filozofos da Egreja, alguns deles canonizados por ela e muito mais ainda nas seitas filozoficas da India e da China, todos e todas, á uma, uma imagem ou um original da filozofia europeia, da sua moral, da sua aspiração atual.
Desde sempre que os homens, por intermedio da metafizica, bazeados nos precarios conhecimentos politecnicos de todos os tempos, maiores ou menores, menores ou maiores, procuraram rezolver o maximo entre os maximos problemas do mundo que habitamos, a explicação da sua essencia. Sabios de todos os matizes, de todas as épocas e de todos os paizes, pensaram na razão do seu viver, da sua germinação, da sua morte, na germinação, existencia e morte de todos os demais seres, na fórma, existencia, germinação e morte do planeta que habitamos, das suas relações com o Universo, das suas afinidades com o seu Sol, com o seu satelite, com demais sóes e satelites.
Poucos foram porem os que pensaram um pouco nas obrigadas relações nossas com o centro da Terra e mais poucos ainda os que olharam para o chão que pizavam e  para a enorme obra de tranzitoria fixação ou vizivel transformação da formidavel obra da Natureza."
(Excerto do Cap. I, O Estado actual da Filozofia)
Exemplar brochado em bom estao geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
A BNP conta apenas com um exemplar registado na sua base de dados.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário