23 junho, 2018

BEIRÃO, Caetano Maria Ferreira da Silva - MEMORIA ACADEMICA. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ÁCERCA DAS RESTRICÇÕES, A QUE É NECESSARIO SUGEITAR A CULTURA DO ARROZ EM PORTUGAL PARA CONCILIAR O MAXIMO PROVEITO DESTA INDUSTRIA AGRICOLA COM O MENOR RISCO POSSIVEL PARA A SAUDE DOS POVOS. Lidas em sessões de primeira classe da Academia Real das Sciencias de Lisboa, e mandadas imprimir em 8 de Janeiro de 1856. Pelo Doutor..., Socio Effectivo da mesma Academia. Lisboa, Typ. da Academia Real das Sciencias, 1857.
In-4.º (26 cm) de 89, [1] p. ; [1] desdob.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre a cultura do arroz nos doze concelhos administrativos de Lisboa, que constituíam na época, uma das mais importantes áreas de cultivo do cereal em Portugal: Álcacer do Sal; Santiago do Cacém, Sines; Setúbal; Alcochete; Moita - Alhos Vedros; Palmela; Sesimbra; Alenquer; Azeitão; Alcoentre; Grândola. O presente estudo baseia-se na divulgação dos relatórios de campo elaborados sobre esta grande área de cultivo.
Contém em separado um desdobrável de grandes dimensões (43x53cm) com um inquérito sociológico realizado nos doze concelhos acima referidos, que inclui recolha de dados sobre salubridade e o meio envolvente.
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse agrícola, histórico e sociológico.
A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário