14 junho, 2018

LEITÃO, C. A. Marques - TRABALHOS MANUAIS EDUCATIVOS : instrução secundária. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso na Papelaria e Tipografia Fernandes & C.ª, Ld.ª, Lisboa], [191-]. In-8.º (20cm) de 141, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre a introdução da disciplina de trabalhos manuais no programa de ensino escolar oficial, obra precursora, a primeira que sobre o assunto se publicou entre nós.
Ilustrada com os retratos de pedagogos/filosofos internacionais, e bonitos desenhos e fotogravuras a p.b. nas páginas de texto.
"Os trabalhos manuais não constituem um simples factos da educação fisica, e assim como muitas vezes os isolam, outras tantas se esquece, que a educação fisica preside sempre á acção das forças morais. [...]
Os trabalhos manuais agora estabelecidos nos programas do ensino secundario, representam, a meu ver, uma profunda remodelação nos nossos processos educativos, e, tendo realisado algumas tentativas, procurando integrar este ensino em toda a acção da escola secundaria, dispuz-me a coordenar este simples trabalho, em traços muito gerais, concluindo por expôr alguns factos, que julgo chegarem a proposito no momento em que se procura pôr em pratica a disposição da nova lei. Pertencem esses factos a uma escola portuguêsa, e tanto basta para que possam merecer alguma atenção, pondo de parte por alguns instantes, o que sabemos do que se passa lá por fóra, procurando saber o que se passa cá dentro.
E isto exposto, seguindo a ordem dos meus apontamentos, assim os trago á publicidade, tratados por uma forma mais cuidada, mas sem pomposos atavios."
(excerto do Cap. I)
Carlos Adolfo Marques Leitão (1855-1938). "Professor pedagogista e oficial do Exército. Assentando praça em 15-IX-1873, foi promovido a alferes em 5-1-1876, a tenente em 8-X1­-1882, a capitão em 21-XII-1887 e a major em 20-X-1898. Foi professor de Desenho e Geografia do príncipe real D. Luís Filipe e do infante D. Manuel. Figura de ele­vado prestígio no Exército e na Instrução, dedicou a cada um daqueles ramos a sua notável inteligência. Ofi­cial do Estado Maior, foi também director do Colégio Militar, cargo que desempenhou até à proclamação da República. Foi deputado, vogal do Conselho Tutelar de Terra e Mar, vice-presidente do Conselho Superior de Ensino Industrial e Comercial e presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa, durante a ditadura franquista. Nomeado director da Escola Industrial Marques de Pombal, tão dis­tinta se tornou a sua actividade, que fez daquele estabe­lecimento uma escola modelar. Em 1930 foi-lhe pres­tada, nessa escola, uma calorosa homenagem, com a assistência do Chefe do Es­tado. O coronel Marques Leitão era condecorado com as ordens de S. Bento de Avis, de Santiago, de N. Sra da Conceição e grã-cruz da Ordem da Instrução."
(fonte: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)
Exemplar em razoável estado de conservação. Capas bastante atingidas pela humidade, bem com as primeiras e derradeiras páginas do livro, no pé, junto ao corte inferior das folhas. Pelo interesse e raridade, a justificar trabalho de restauro.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário