12 junho, 2018

AGUIAR, Dr. Asdrubal Antonio d' - SCIENCIA SEXUAL. (Contribuições para o seu estudo). Virgindade. Por... Chefe de serviço do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, Professor do Curso Superior de Medicina Legal. Lisboa, Livraria Aillaud e Bertrand, 1924. In-4.º (26cm) de 258 p. ; E.
1.ª edição.
Curioso estudo histórico e científico sobre a virgindade feminina.
"A virgindade tem sido muito diversamente apreciada, segundo os tempos e os paizes. Pode dizer-se que, quanto mais adeantada é a civilisação d'um povo tanto mais a virgindade tem sido rodeada de attenções.
Ao ser chamado para decidir da virgindade d'uma rapariga ou d'uma mulher o medico-legista encontrar-se-ha deante d'uma pessoa, cuja obesrvação apenas revelará se os orgãos genitaes se acham ou não intactos O exame medico-legal não lhe permite ir mais alem.
O medico forense deverá, portanto, manter-se na maior reserva em tudo que implique com a virgindade, por assim dizer moral, pois ella mantem-se fora do seu alcance, excepto em exames psychiatricos que nada dizem quanto á integridade anatomica dos orgãos sexuaes, isto é, quanto á virgindade physica.
A perda de virgindade consiste hoje, como na epocha do sabio auctor das Questiones medico-lehales [Zacchias], na destruição da integridade hymenial; ha, porém, uma grande diferença. Na verdade, nos tempos de Zacchias, Paré e Condronchio, se a inteiresa do hymen era destruida não pelos tratos sexuaes mas pela mão ou por qualquer outro objecto propositada ou fortuitamente, já não havia perda de virgindade.
Hoje quer a integridade das vias genitaes seja lesada pelas relações sexuaes, quer por outro qualquer mechanismo, ha sempre privação da virgindade..
Evidentemente o medico-legista não pode asseverar que a mulher ou rapariga physicamente incolume e pura se não tenha entregado a certos contactos lubricos.
Ahi estará a razão da repugnancia moral em considera-las como virgens. Realmente n'essas mulheres, prostitutas no pensamento e semi-virgens no corpo, que considerar de puro e incolume a não ser para alem do hymen?
A virgindade moral ou castidade, a pureza da alma emfim, reunida á physica é um thesouro maximamente considerado entre o maior numero de povos civilisados e de tanto maior valia quanto mais rara se vae tornando."
(Excerto da introdução)
Asdrubal António de Aguiar (1883-1961). "Natural de Lisboa, formou-se em Lisboa em 1912 entrando nesse mesmo ano para o Instituto de Medicina Legal como assistente livre. Em 1913 foi nomeado assistente da Faculdade de medicina e membro adjunto do Conselho Médico-Legal, em 1918 passou a ser chefe de serviço e adjunto do Instituto Médico-Legal, tornando-se desde 1919 professor do curso de Medicina Legal. Publicou variadíssimos estudos medicos."
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Falta da f. anterrosto. Dada a qualidade do papel, alguma páginas apresentam manchas de oxidação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário