11 junho, 2018

DESCRIPÇÃO DAS FESTAS, E LUMINARIAS, COM QUE A MUITO NOBRE, E SEMPRE LEAL CIDADE DE LISBOA CELEBROU NO DIA 15 DE SETEMBRO DE 1808, E SEGUINTES O ARVORAMENTO DA BANDEIRA PORTUGUEZA NO CASTELLO DE S. JORGE DESTA CIDADE. Feliz annúncio da Restauração da Patria, pela Evacuação das Tropas Francezas em Portugal, convencionada entre Sir Dalrymple, General em Chefe do Exercito Britanico, e Junot, General em Chefe do Exercito Francez, em 30 de Agosto do mesmo anno. LISBOA : NA IMPRESSÃO REGIA. ANNO 1808. Com Licença. In-8.º (19,5cm) de 14 p.
1.ª edição.
Descrição dos festejos que ocorreram  na cidade de Lisboa por ocasião da retirada das tropas francesas de Jean-Andoche Junot, general de Napoleão, que comandou a 1.ª Invasão Francesa. Trata-se de um importante documento coevo, pois fornece dados para a compreensão da organização e celebração das festas populares na época, e suas ambiências.
"Finalmente raiou o felicissimo dia de quinze de Setembro, ditoso dia, em que recobrou a Cidade de Lisboa a liberdade usurpada. [...]
Os ares retinírão com vivas, a acclamações, quando poucos minutos antes de meio dia se vio arvorar a Bandeira Portugueza no Castello de S. Jorge, sustentada por huma salva Real de 21 tiros, e nas Praças, e Ruas da Cidade, nas quaes se achava innumeravel Povo, era geral o alvoroço, e contentamento."
(Excerto do texto)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e olisiponense.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário